Aluns leitores, Bruno Nascimento e Lucas Silva, sugeriram matérias sobre marketing e mobile, então, porque não abordar ambos em um único artigo?
O mobile não apenas mudou nossas vidas, mas trouxe caminhos diferenciados para a publicidade. Depois de uma breve introdução feita semana passada sobre o mobile em nossas vidas, hoje eu trago a vocês uma das várias ferramentas usadas no mobile marketing.
Para quem não conhece, eu apresento o irmão mais novo e sofisticado do código de barras, o QR Code. A princípio o nome QR surgiu do termo Quick Response, que traduzindo, significa resposta rápida. A ferramenta se popularizou bastante nesses últimos anos e hoje podemos ver esses códigos em panfletos, produtos, sites e até mesmo em sacos de pão. Acontece que o código de barras possui certas limitações, como por exemplo, o volume de informações agregadas a ele é muito menor e o QR Code veio suprir essas falhas.
Um único QR Code pode armazenar as seguintes quantidades de caracteres:
- Caracteres numéricos: 7.089.
- Caracteres binários (8 bits): 2.953.
- Caracteres alfa-numéricos: 4.296.
- Caracteres Kanji/Kanas (alfabeto japonês): 1.817
O QR Code proporcionou uma precisão segura e incrível de dados, pois em cada parte da imagem gerada são formadas informações de segurança, alinhamento e posicionamento, diminuindo a taxa de erro na leitura.
Vou explicar com mais detalhes. Se você possui um smatphone o primeiro passo é instalar um aplicativo que faz a leitura de QR Codes e então ele lerá a imagem gerada. Posteriormente você será redirecionado para qualquer site, blog, fan page, enfim, para onde o criador do código programou a url ou ação ali na figura do QR Code.
Mas e daí, o que isso influencia na publicidade? Com a expansão do mobile e a conectividade mais presente em nossas vidas, precisamos de apenas um pequeno código para redirecionar pessoas até nossa marca ou levar nosso cliente para a fan page desejada. Já vi pessoas usando este recurso em cartões de visita e ficaram incríveis.
Alguns bons exemplos:
Um cartão de visita que te redireciona para o site da empresa. Fica a dica!
Que tal se em um ponto de ônibus qualquer, enquanto espera o ônibus, você simplesmente pega seu celular e mira seu leitor de QR Code na publicidade? Para quem está atoa no ponto é uma ótima ideia publicitária. Incrível como o mobile está em todos lugares.
Você está lendo uma revista e de repente o mundo offline começa a interagir com o online. Como? Através de uma revista em que o leitor é redirecionado para o site da Citroen. Quem disse que o offline morreu se engana.
Agora que já vimos um pouco sobre o tema, quer saber bons aplicativos para experimentar e conhecer na prática o QR Code?
Quer baixar um leitor de QR Code? Então use o I-nigma no seu iPhone e o QR Droid para smartphones com Android. São ótimos programas e muito bem conceituados.
Caso você queira gerar um código QR Code, basta acessar o e-lemento e criar seu próprio código. É fácil e muito legal, mas existem muitos outros sites que geram esses códigos, basta procurar no Google.
Semana que vem voltarei a falar sobre mobile com foco em SMS marketing. Até a próxima!