Publi e MKT

Publicidade X Propaganda

Você já confundiu os termos publicidade e propaganda? Pois é um grande equívoco. Se as faculdades nomeiam seus cursos como publicidade e propaganda é porque tem diferença, ou seria uma baita redundância.

A definição para publicidade e propaganda, segundo um dos dicionários mais utilizados e respeitados no Brasil, o Dicionário Aurélio, define do seguinte modo:

Publicidade:

1. Vindo do francês, “publicité”. É a qualidade do que é público. Exemplo: a publicidade dum escândalo.

2. Caráter do que é feito em público. Exemplo: a publicidade dos debates judiciais.

3. A arte de exercer uma ação psicológica sobre o público para fins comerciais ou políticos.

Propaganda:

1. Do latim propaganda, do gerundivo de propagare, ‘coisas que devem ser propagadas’.

2. Propagação de princípios, idéias, conhecimentos ou teorias.

3. Sociedade vulgarizadora de certas doutrinas.
Depois de analisar as definições dadas para as terminologias em questão, vemos que a publicidade se baseia na ideia de informar, persuadir e com a única finalidade de comercializar. Já a propaganda baseando-se na escola Européia (assunto para outro post), transmite informação, utiliza-se da persuasão e se distingue ao passar ideologias das mais diversas.

O termo publicidade significa tornar algo público, e apesar de sua definição, encontra-se dividido teoricamente em  dois segmentos, o advertising e a publicity. O advertising é usado para fins comerciais, em vendas de produtos ou serviços. Já a publicity é normalmente usada pelos responsáveis da área de Relações Públicas, fazendo uma divulgação de ideologias, conceitos da empresa, mas sempre visando um lucro em cima da boa imagem.

A verdade é que adaptamos 3 termos da língua inglesa (publicity, advertising e propaganda) em apenas dois, que são publicidade e propaganda, porém esta “gambiarra” não acontece em outros países. Isso aconteceu pela falta de tradução e de exato significado para o termo publicidade.

A teoria é tão importante quanto a prática. Um bom profissional possui amplo conhecimento, ideias e saberes. Compreender a diferença existente dentro do conceito de publicidade e propaganda é um ato de saber digno de muitos outros estudos sociais e históricos.

Tudo que foi dito até aqui é somente uma base teórica para estudos. Existem muitas fontes para pesquisas na internet e em livros diversos abordando o assunto. Abaixo estão algumas ótimas leituras, mostrando conceitos históricos e mais complexos sobre a diferença entre publicidade (advertising, publicity) e propaganda.

 

Referências

Cassiano Ferreira Simões, Artigo “A publicity e a publicidade”, pg. 179-200

Artigo “Publicidade ou propaganda? É isso aí!”, Neusa Demartini Gomes, Revista FAMECOS, nº 16, dezembro 2001.

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