Fotolia

07 motivos para se tornar um designer

Olá, pessoas!

Mesmo sendo uma profissão ‘nova’ aqui no Brasil, o design vem crescendo muito nos últimos anos. A expansão da internet ajudou nesse sentido e as vezes a área recebe o status de ‘cool’ – o que ocasiona no aumento da procura pela profissão.

Visando isso, esse artigo se dedica a dar um norte pra quem tá procurando por uma profissão e pra quem acha a área interessante.

#01 – O DESIGN SEMPRE TERÁ DEMANDA

Ao contrário de outras áreas que ficaram pra trás com a automação dos sistemas e dispositivos, o design não corre esse risco (inclusive, escrevi um artigo falando sobre isso no Medium). Não é necessário ter medo de tudo isso, a nossa área sempre precisará da mente e criatividade humana para para a realização dessas tarefas. É uma engrenagem essencial no mundo do trabalho; um que é necessário para qualquer marca ou empresa.

#02 – INFINITOS CAMINHOS PARA UMA CARREIRA

Design é algo que nenhuma empresa pode viver sem. Se você trabalha em agencia e já tá cansado da rotina, pode se arriscar no mercado editorial. Se não curte editorial, pode se aventurar por motion ou web design. Não gosta disso, pode ir trabalhar na TV ou pra uma grande empresa de tecnologia. Entende? Vários caminhos que podem ser percorridos.

#03 – UM NOVO APRENDIZADO A CADA DIA

Sendo um designer, o trabalho nunca para de evoluir. Existe um mundo de descobertas a seguir, desafios a superar e novos problemas pra resolver. Claro que existirão erros no caminho, mas todo mundo erra, e nem por isso o aprendizado para.

Imagem: Fotolia da Adobe

#04 – QUASE NUNCA VOCÊ PRECISARÁ USAR TERNO E GRAVATA

Não sei vocês, mas eu não gosto de usar esses apetrechos. Me incomoda, sabe? Claro que existem empresas e estúdios que até exigem que se trabalhe dessa forma, mas é uma pequena parte. Quase sempre usamos uma roupa mais informal; geralmente, camisa e calça jeans. Você não pode ser criativo quando seus braços lutam para se mover em um processo comercial formal. Os clientes também não se importarão, então, não é problema. ;)

#05 – A SATISFAÇÃO É UM PRESENTE DA PROFISSÃO

Ver um projeto exposto em algum outdoor da cidade, numa revista, numa campanha digital… é algo realmente satisfatório, quase esmagadora. É a sua criatividade nas luzes, para todos verem. Nada supera a sensação de contribuir com algo que você sabe que irá inspirar muitas pessoas.

#06 – O DESIGN MUDA A SUA PERCEPÇÃO DO MUNDO

Ao caminhar na rua como designer, você verá as coisas em uma luz completamente nova. É porque seu trabalho se tornará sua vida. Você encontrará inspiração em tudo o que vê e faz, economizando ideias para seu próximo projeto. Design traz uma nova perspectiva e nos encoraja a sair e descobrir coisas novas. De galerias de arte e arquitetura para roupas e acessórios – sua vida ficará cheia de maravilhas

#07 – INSPIRAÇÃO PRA SEMPRE

Apesar de alguns momentos estressantes (como em qualquer outra profissão), o design permite que estejamos sempre inspirados. Não é como uma profissão mais monótona que as coisas sempre são da mesma forma. As formas de fazer as coisas, técnicas e tendências são quem ditam nosso caminho, nos forçando a viver sempre inspirados.

Imagem: Fotolia da Adobe

__

Mesmo o artigo deixando tudo mais bonito e encorajador, ser designer é extremamente difícil. A responsabilidade que temos em mão é muito grande – independente da área de atuação. É preciso estar sempre estudando e entregar apenas o melhor baseado nas necessidades do público e cliente. É um trabalho árduo e recorrente, mas vale muito a pena.

Como falou ontem o Pedro Panetto: “Ser designer é mais difícil que passar em um concurso público”. Afirmação que concordo em 100%. Principalmente no nosso país, com toda essa desvalorização.

Mas mesmo assim, encorajo você que pretende vir pra bolha.

__

Gostou do artigo? Tem algo a complementar? Fala aí nos comentários e vamos trocar ideias.

Abraços!

_

Capa: Fotolia da Adobe

_

Me inspirei aqui.

Clique aqui para comentar ( )