Cinema e Séries

10 filmes para refletir sobre o racismo

Os recentes acontecimentos de cunho racista que chegaram á tona nas últimas semanas motivaram inúmeros protestos ao redor do mundo. As tensões raciais continuam em pauta, mesmo após anos de luta dos movimentos negros.

Para você que quer entender mais a respeito dessa temática, o Design Culture fez uma lista com 10 filmes para te ajudar a compreender um pouco sobre os motivos dos embates que estamos presenciando nos dias de hoje.

O Ódio que Você Semeia

Starr Carter (Amandla Stenberg) é uma adolescente negra que presencia o assassinato de Khalil (Algee Smith), seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é convocada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.

Onde Assistir: Google Play Filmes / Telecine Play

Luta por Justiça

Bryan Stevenson (Michael B. Jordan) é um advogado recém-formado em Harvard, que decide abandonar os escritórios lucrativos e se dedicar a prisioneiros condenados à morte e que jamais receberam assistência legal justa no Alabama. Logo após a sua chegada, ele assume o caso de Walter McMillian (Jamie Foxx), que foi condenado ao corredor da morte por assassinato, apesar das evidências que comprovam sua inocência.

Onde Assistir: Google Play Filmes

12 Anos de Escravidão

Em 1841, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver e provar sua liberdade.

Onde Assistir: Netflix / Google Play Filmes / Telecine Play

Histórias Cruzadas

Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna para sua cidade determinada a se tornar escritora. Ela então decide começar a entrevistar as mulheres negras da cidade, para entender como elas deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte.

Onde Assistir: Google Play Filmes / Telecine Play

Selma: Uma Luta pela Igualdade 

O filme retrata a história de Martin Luther King (David Oyelowo), na conquista do direito ao voto da comunidade negra nos Estados Unidos. O movimento resultou em uma marcha histórica do político até o Alabama, convencendo o presidente Lyndon Johnson (Tom Wilkinson), a implementar a Lei dos Direitos de Voto e tornando este momento crucial no Movimento dos Direitos Civis.

Onde Assistir: Google Play Filmes

Infiltrado na Klan

Em 1978, Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, e quando precisava estar fisicamente presente, ele envia um outro policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron fica próximo do líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

Onde Assistir: Google Play Filmes / Telecine Play

American Son

Quando Jamal, seu filho adolescente de 18 anos, desaparece misteriosamente depois de sair com amigos, Kendra (Kerry Washington) e Scott (Steven Pasquale), um ex-casal inter-racial, precisa enfrentar o preconceito de raça, gênero e classe dos procedimentos policiais padrão durante a busca pelo paradeiro do menino.

Onde Assistir: Netflix

 Corra!

Chris (Daniel Kaluuya) é jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada branca Rose (Allison Williams). A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

Onde Assistir: Netflix / Google Play Filmes

Estrelas Além do Tempo

Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É nesse momento que Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, acabam liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

Onde Assistir: Google Play Filmes

Bem-Vindo a Marly-Gomont

Seyolo Zantoko (Marc Zinga) é um médico que acabou de se formar em Kinshasa, capital do seu país natal, o Congo. De lá, ele decide partir para uma pequena aldeia francesa, um vilarejo que lhe deu uma imperdível oportunidade de trabalho. Com a sua família ao seu lado, Zantoko embarca na maior jornada de sua vida, onde precisará vencer o preconceito e as barreiras culturais para vencer.

Onde Assistir: Netflix


                    

                         

                         


                         

Clique aqui para comentar ( )