Design 10 Tendências de Design de Logo em 2022

10 Tendências de Design de Logo em 2022

Por Iran Pontes

É normal as tendências mudarem a cada ano. E no design de identidade de marca isso não é diferente. Com a crescente concorrência dos últimos anos, é preciso estar sempre em alerta em relação às novidades para renovar o seu estilo e atrair mais atenção dos futuros clientes. O que será relevante em 2022: o mais puro minimalismo ou as experimentações com cores vivas? Os especialistas do Logaster analisaram 10 tendências que podem estar presentes na identidade visual das empresas neste ano.

Estilo dos Anos 90

Muitos dos nossos leitores vão ficar felizes ao verem que o visual nostálgico e tão especial do final do século passado voltou com grande estilo. Podemos afirmar que essa é uma tendência que fará bastante sucesso. Espera-se que o visual dos anos 90 inspire os designers contemporâneos de 2022.

Um dos elementos mais interessantes que deve ser levado em consideração é o uso de tons excessivamente vívidos que, à primeira vista, podem parecer incongruentes. As letras desenhadas à mão também são algo interessante para ser considerado. Uma excelente solução para se diferenciar da tendência minimalista que tomou conta do mundo nos últimos anos.

Espaço negativo

Essa técnica de design, com certeza, não é nenhuma novidade, pois os designers a utilizam há muito tempo. Porém, ela segue sendo relevante. Talvez seja uma das tendências mais estáveis no design de identidade visual e logotipos. Para implementar o espaço negativo, você pode usar os efeitos de interseção, ambiguidade e remoção de elementos individuais (por exemplo, partes das letras).

O mais interessante é fazer com que nenhuma dessas mudanças seja imediatamente perceptível. A ideia é que a pessoa precise olhar de perto para perceber as peculiaridades do estilo. É assim que o espaço negativo atrai a atenção. As pessoas adoram quebra-cabeças visuais e mensagens subliminares. Quando uma pessoa desvenda o “segredo” do logotipo, ela nunca mais vai esquecê-lo e, quem sabe, sentirá uma conexão especial com a marca.

Em um nível básico, o espaço negativo pode enfatizar os limites do espaço positivo. Além disso, aumenta o reconhecimento da marca e contribui para o crescimento da popularidade do logo.

Fontes: soluções não padronizadas

As fontes têm desempenhado um papel importante no design gráfico nos últimos anos. Muitas marcas se concentraram especificamente em logotipos. Considerando o conjunto limitado de fontes padrão, os designers começaram a mudar as soluções visuais usuais para alcançar a exclusividade. Afinal, é quase impossível fazer com que o nome de uma marca que é só em texto seja fácil de recordar.

Os exemplos mostram as opções mais comuns para alterações no estilo das fontes: alinhamento e substituição de letras. Qualquer solução interessante aumentará a visibilidade do logo. O público geralmente gosta de soluções que estão fora da caixa.

Camadas

A essência dessa tendência é o desenvolvimento de imagens em camadas para alcançar efeitos de profundidade e volume. A variedade de opções que é possível criar com a técnica de camadas permite que você dê vida a um logo único e inesquecível.

A camada é implementada usando diferentes métodos. Por exemplo, é possível combinar elementos do logo, duplicar um elemento aplicando cores diferentes ou até usar formas geométricas. Existem tantas possibilidades que não seria possível listar todas elas em uma frase.

Cores vívidas

Como ter certeza de que seu logo será inesquecível? Use cores ricas e vibrantes e experimente suas combinações. Essa solução é especialmente recomendada para marcas que desejam renovar completamente sua identidade visual corporativa.

É esperado que em 2022 os designers façam diversos experimentos com cores ousadas. Você pode temporariamente “esquecer” aquilo que sabe sobre as tabelas de combinações de cores e se tornar um pouco o “Chapeleiro Maluco”. Por quê? Porque um esquema de cores ousadas chama a atenção do público instantaneamente. Isso é importante, pois a tão falada questão de redução de tempo médio de interação do usuário com a marca é um assunto urgente hoje em dia.

Minimalismo

O design lacônico com linhas simples e com ausência de detalhes desnecessários decolou há vários anos,um exemplo deste design pode ser visto no blog no Lucas Ferraz. Mas mesmo assim continua relevante. Isso se deve principalmente à digitalização dos negócios. O fato é que um logo, projetado no estilo minimalista, fica bem e é facilmente reconhecível em qualquer tamanho: seja quando aplicado a um ícone minúsculo, em um programa de mensagens ou em um avatar de rede social. De maneira geral, se você quer ser universal, mantenha as coisas simples.

Formas geométricas

Essa tendência é uma das preferidas dos designers, pois oferece muita liberdade criativa, Um exemplo de tal logótipo é apresentado no sítio Web no Pagar. Fazer uso de símbolos geométricos é uma boa opção quando se trata de uma pequena atualização do logo padrão. Você pode preservar as características já reconhecidas do logo e torná-lo um pouco diferente adicionando um ou mais elementos geométricos e dando uma acentuação neles – por exemplo, usando uma cor separada de destaque.

Brincando com símbolos

Os designers há muito tempo usam símbolos para criar identidades de marca,um exemplo de tal logótipo pode ser visto num website Nomus . Surpreendentemente, essa tendência continua viva e se torna ainda mais popular com o tempo. Em 2022, os experimentos com símbolos também serão relevantes. É possível que essa tendência se torne uma das principais no design do logo.

Com a ajuda de símbolos, você pode enfatizar visualmente as vantagens de uma empresa ou produto. Você também pode criar destaques que chamem a atenção dos possíveis clientes e os estimulem a olhar com mais cuidado os detalhes do seu logo.

Degradê

O uso de efeitos de degradê nos logos já é tendência há vários anos. E há uma explicação para isso. Os programas de edição para designers estão em constante aperfeiçoamento e por isso, hoje em dia, existem muitas formas possíveis de trabalhar com as cores. É por isso que agora é possível criar grandes transições de cores.

Mas se isso já é uma tendência consolidada, como ela pode nos surpreender em 2022? Espera-se que os designers expandam a gama de cores utilizadas e usem diferentes métodos de aplicação do degradê. Por exemplo, o profissional de design gráfico poderá aumentar ou diminuir a saturação do tom escolhido para fazer a alteração das cores.

O degradê faz com que seja possível criar uma solução visual original e aumentar a singularidade do logo. Além disso, é uma forma muito boa de dar uma atualizada no design do logo. Além disso, a marca pode se tornar mais volumosa. Cores bem escolhidas podem transmitir uma percepção especial da identidade da marca.

Ilusão de ótica

O desejo natural de qualquer marca é ser lembrada pelo seu público-alvo. Para isso, algumas empresas estão se afastando das soluções padrão e escolhendo novos caminhos. Um desses novos caminhos é a utilização de ilusões de ótica. Veja na imagem alguns exemplos e soluções:

  • espaço negativo (que já foi mencionado anteriormente);
  • imagens únicas que não existiam anteriormente;
  • ilusões de cores;
  • distorção visual;
  • ilusões criadas pelo método de contraste.

Esse método possibilita criar soluções visuais com elementos ocultos. O espectador está interessado em saber o que o logo esconde atrás dele. Isso aumenta o tempo médio de contato com os símbolos e, consequentemente, faz com que a pessoa se lembre melhor do logo.

Conclusão

A maioria das tendências no design de logos já são bem conhecidas pelos designers e especialistas do setor. Mas em que deve ser baseado um design moderno? Deve ser baseado na criação de soluções únicas e na visibilidade crescente. Para se destacar da concorrência, os profissionais usarão cores, formas e outros métodos de apresentação inusitados. As ferramentas modernas de design gráfico abrem as portas para inúmeras possibilidades.

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