Design

14 Livros de Design que você precisa ler antes de 2018 terminar – Editora Rosari

Manter-se atualizado no mundo do design é um dos pré-requisitos mais difíceis para ser um ótimo profissional. O mercado altera-se muito rapidamente, novas tendências surgem a cada segundo e quando damos conta, aquilo que aprendemos já se tornou obsoleto. Pensando nisso, selecionamos 14 livros importantíssimos da Editora Rosari que todo designer deve ler ainda neste ano para começar 2019 com o “pé direito”. Então vamos lá!

 

Fundamentos essenciais do design gráfico

Este livro é dividido em três seções que mantém o foco nos fundamentos essenciais do design gráfico, fornecendo uma base completa para a concepção e a produção de projetos originais. Nele você encontra estudos de casos e textos envolventes assinados por designers famosos adquiridos em suas experiências, dicas importantes e sólidas orientações práticas. Clique aqui e saiba mais sobre o livro.

 

A prática do design gráfico

Designer gráfico e fotógrafo no Uruguai, Rodolfo Fuentes tem obras em acervos de museus nos Estados Unidos e na Europa. Este livro é o primeiro volume da coleção Fundamentos do Design e tem como objetivo iniciar a proposta de colocar no mercado ideias que discutam o atual estágio do design gráfico no Brasil. O autor, que possui mais de trinta anos de prática profissional, situa o leitor no campo real do trabalho cotidiano e metodologicamente propõe-se a ser um ponto de referência na construção da linguagem pessoal de cada profissional. Clique aqui e saiba mais sobre o livro.

O Processo do Design Gráfico

Este livro reúne 20 estudos de casos apresentando projetos de Ahn Sang-Soo, Philippe Apeloig, Michael Bierut, Ed Fella,James Goggin, Graphic Thought Facility, Johnson Banks, Anette Lenz, Me Company, Ralph Schraivogel, entre outros. Os autores estudaram na Cranbrook Academy of Art, com Katherine McCoy e professores na Rhode Island School of Design e são designers gráficos em Boston e Providence, EUA. Seus pôsteres estão no acervo de design gráfico do MoMA/Museu de Arte Moderna e do Metropolitan Museum of Art, Nova York, no Israel Museum, Jerusalém e, no Museum fur Gestaltug, em Zurique. Clique aqui e saiba mais sobre o livro.

 

100 ideias que Mudaram o Design Gráfico

Escrito pelos nova-iorquinos Steven Heller e Véronique Vienne, este livro apresenta os acontecimentos admiráveis que ocorreu nos 500 anos de vida do design – da invenção de Gutenberg aos tablets. O design gráfico sofreu mudanças no decorrer do século XX sendo agente de transformações sociais por meio da imprensa. A concepção da grade foi ferramenta útil na reconstrução da sociedade europeia no pós-guerra; e a partir da escritura do Post Script, nos anos 1980, a profissão praticamente foi reinventada em outra base. Clique aqui e saiba mais sobre o livro.

 

Design de logotipos

Se você não sabe como se direcionar ao seu mercado e transmitir os valores de sua marca, esse livro é perfeito para você. Por ser um livro prático, nele você encontra análises de grandes projetos e ideias inspiradoras que te ajudam a solucionar problemas, apresentando os processos gerais e alguns detalhamentos específicos. Todos os logotipos apresentados nesta obra são desconstruídos, para mostrar a colaboração de cada elemento para que o design se torne eficiente. Clique aqui e saiba mais sobre este livro.

Como Usar Imagens

Este livro te ensina a como selecionar e usar imagens para uma série de aplicações, incluindo: revistas e jornais, pôsteres, brochuras, livros, panfletos, artigos de escritório, capas de livro e de CD, materiais publicitário e promocional, embalagens, pontos de venda, web pages e anúncios digitais. Explora as metodologias de escolha, posicionamento, combinação e montagem de imagens, como também a relação entre imagem e texto, com capítulos sobre: Seleção; Estrutura e leiaute; Composição; Comunicação; Cor; Potencial da imagem; Produção. Contém 380 ilustrações coloridas especialmente selecionadas. Clique aqui e saiba mais sobre este livro.

 

Design Digital

Este livro explica de forma simples e clara os conceitos fundamentais para entender e aprender tudo que se relaciona com o design digital. Mostra como a linguagem do design tem evoluído com o constante aparecimento e desenvolvimento de novas tecnologias. Também revela um panorama do processo de criação da interface gráfica e dos sistemas de comunicação utilizados nessas tecnologias. Analisa de maneira profunda as relações entre os computadores e os seres humanos —usabilidade— e estabelece os parâmetros para a criação gráfica e o desenho do sistema de ícones da internet, a tipografia, a cor e as estruturas de informação — mapas de navegação. Clique aqui e saiba mais sobre este livro.

 

Design Gráfico Sustentável

Quando se fala em design sustentável, a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas é o uso de materiais reciclados, em geral associado a um visual “alternativo” encontrado em objetos que as pessoas compram por má consciência. Design gráfico quase nunca está inserido nessa primeira preocupação —e, quando está, pensa-se que se trata meramente de usar ou não papel reciclado nas publicações. A questão, no entanto, é mais ampla e complexa do que isso, exigindo uma análise mais profunda da qual sem dúvida decorrerão alterações nas práticas profissionais. Essas mudanças ainda estão sendo experimentadas e gestadas, na base da tentativa e erro. É nesse ponto que podemos avaliar os benefícios deste livro. Clique aqui e saiba mais sobre este livro.

Design Gráfico e Digital

Este livro apresenta cinco capítulos, com foco em áreas específicas do design gráfico: embalagem, identidade visual e branding, design editorial, design para música e webdesign. O capítulo sobre identidade visual e branding é o maior deles, pois estes assuntos têm um enorme impacto sobre todas as outras áreas do design gráfico. Cada capítulo inclui um glossário, uma lista de materiais utilizados e a indicação de bibliografia complementar. A maioria dos aspectos do design gráfico requer algum conhecimento específico, especialmente em relação ao uso de softwares, materiais e formatos. Clique aqui e saiba mais sobre este livro.

Linguagens do Design

O autor, Steven Heller, é editor e autor de mais de sessenta livros sobre design. Trabalhou como diretor de arte do New York Times, como editor do AIGA Journal of Design e é diretor dos cursos de pós-graduação da Visual School of Arts. Chamado por Paula Scher de o cronista do design, é comparado a Samuel Boswell —importante cronista e biógrafo norte-americano do século XVIII. Tudo em sua biografia tem dimensões exageradas. Escreve, ou já escreveu, para mais de quinze publicações, nos Estados Unidos e na União Europeia. A obra, segundo Heller, examina uma grande variedade de objetos individuais, enfocando seu significado em contextos históricos mais amplos, tanto do design gráfico quanto da cultura popular. Clique aqui e saiba mais sobre este livro.

O livro e o designer II – Como criar e produzir livros

O autor, graduado no Royal College of Art, escreveu um manual completo para criar e produzir livros que contempla todos os aspectos do design editorial. São 256 páginas ilustradas com livros produzidos em diversos países e que enfocam aspectos do planejamento, criação, diagramação —com um capítulo detalhado sobre o uso da grade/grid como elemento fundamental do projeto editorial—, acabamento e técnicas de produção. Desde a década de 1980, Andrew dirige seu próprio estúdio em Londres. Clique aqui e saiba mais sobre este livro.

Cultura gráfica

Este livro é uma coletânea de textos sobre design, tipografia e artes gráficas. Designers devem se acostumar com a ideia de que operam como editores de imagens e de textos. Norberto faz isso de forma interessante, pois ler seus textos é fácil e agradável. Eles revelam com precisão os principais aspectos, ideias e crenças dos entrevistados, mas também os coloca muito próximos dos leitores por meio de sutis observações do ambiente de trabalho e do comportamento do designer. Além disso, são ilustrados, o que amplia nossa percepção sobre os fatos históricos ou sobre o ser humano por trás do designer. Saber narrar histórias visuais ou verbais, ou discursos mais complexos que envolvem texto, imagem sons e movimentos é uma das competências exigidas pelo design dos dias de hoje. E nesta obra temos exemplos de boas histórias e bom design. Clique aqui e saiba mais sobre o livro.

O livro da gráfica

Esta é uma obra sobre o livro e introduz os principais temas da gráfica: cor, tipografia, imagem, as técnicas de reprodução e o uso de vários tipos de papel. Contém um pouco de história, informação, curiosidades e opiniões sobre a atividade gráfica e o design. O trabalho revela ao leitor o universo desse produto —falando de origens, autores e personagens, de romance e poesia, de palavras adultas e infantis—, ajudando a compreender o mundo da imprensa e da leitura. Clique aqui e saiba mais sobre este livro.

A linguagem da tipografia

O que este livro nos ensina sobre a tipografia? Pierre Duplan não fornece regras —embora tenha grande respeito pelas convenções tipográficas tradicionais— mas sugere que tenhamos um olhar sensível sobre a superfície do texto: o escritor observa na grade de pixels como se modificam as aparências do conteúdo de seu trabalho, o próprio texto, com rapidez e flexibilidade desconhecidas até pouco tempo. […] Ou seja: não bastam os fundamentos técnicos para a composição de uma boa tipografia ou o design de um caractere. É preciso sensibilidade e consciência de linguagem. Duplan é discípulo de Ladislas Mandel. Clique aqui e saiba mais sobre este livro.

Novo projeto tipográfico

Esta obra nos ajuda a entender a explosão tipográfica dos últimos anos em seus ambientes tecnológico e cultural. Também nos ensina a usar, e apreciar os tipos que usamos no dia a dia. E, vai além, nos empurra para desenhar letras, com a mesma emoção com que desenhávamos nos cadernos escolares. E também nos guia pelos caminhos contemporâneos do design tipográfico e de seus personagens, abrindo perspectivas para que possamos curtir esse universo que encanta milhares de aficionados pelo mundo afora. Clique aqui e saiba mais sobre este livro.

Agora é com vocês! Ótima semana para todos e bons jobs! Até a próxima!
Clique aqui para comentar ( )