Neste ano o iF Design Award premiou 27 projetos brasileiros dos 81 inscritos, sendo que um deles recebeu o iF Gold Award que é o prêmio máximo da competição. O prêmio, um dos mais conceituados do mundo, foi criado em 1953 na cidade de Hannover, na Alemanha, país berço do design moderno.
Com a participação de 59 países e 5575 inscritos nas categorias produto, embalagem, comunicação, arquitetura de interiores, design de serviços, arquitetura e conceito profissional, os 58 jurados internacionais, entre eles o designer brasileiro Levi Girardi do escritório Questto|Nó, avaliaram os projetos numa verdadeira maratona de quatro dias para definirem os vencedores. Como critérios de avaliação foram considerados: inovação, funcionalidade, estética, responsabilidade, posicionamento e valorizados alguns fatores como qualidade, custo, efeitos ambientais e uso amigável.
A cerimônia de premiação aconteceu no Museu da BMW em Munique, na Alemanha. Todas as empresas e profissionais premiados adquirem o direito de usar o selo iF em seus produtos e projetos e passam a participar da plataforma digital de referência iF World Design Guide.
As empresas e designers brasileiros premiados na categoria comunicação foram: saad branding+design, Interbrand, Blackbird Branding, Oeste, Vetor Zero, Itaú Unibanco, Casa Rex, Greco Design, Bel Andrade Lima e David Alfonso Suárez, Pharus Bright Design; na categoria produto: FCA Design Center LATAM, Oppa Design (Mara Louisa Koeber), Em2 Design, Jader Almeida design&arquitetura, Ronald Sasson, Tramontina Teec Design Team (Carlos Barbosa), Lumini (Fernando Prado), Studio Arthur Casas, Foster Designer, Questto|Nó, Mônica Monteiro e Luciano Monteiro / Fernando Ramos Arquitetura, Phonak Suíça; na categoria arquitetura: Estudio Guto Requena; e na categoria conceito profissional: Estudio Guto Requena e D3.
Sistema de sinalização
O projeto vencedor do iF Gold Design Award é do escritório mineiro Greco Design. Trata-se de um sistema de sinalização do Centro de Distribuição da Drogaria Araujo, uma das maiores redes de drogarias do Brasil. A questão era facilitar a circulação dos usuários nas grandes instalações do depósito de armazenamento dos artigos que são distribuídos para os mais de 150 pontos de venda da empresa. Então, o designer Gustavo Grego e sua equipe criaram um sistema de sinalização que usa embalagens de papelão recicladas pela própria empresa diariamente, completando com suportes metálicos e impressão em vinil adesivo, uma solução que responde positivamente a questões como sustentabilidade e baixo custo.
Revista Marimbondo
A Marimbondo uma revista sobre arte e cultura em Belo Horizonte, tem um projeto editorial que privilegia a originalidade no trato jornalístico, onde a reportagem principal se desdobra em pequenas matérias por toda a publicação, o que inspirou o escritório Oeste a criar um projeto gráfico conciso, onde todos os elementos estão em sintonia propiciando um jogo dinâmico entre texto, imagem e elementos gráficos.
Acabamento de móveis
A Coleção Duppla criada pelo Questto|Nó é um sistema de acabamento de móveis, que facilita, simplifica e agiliza o processo de montagem de móveis residenciais e comerciais, pois dispensa o uso de ferramentas devido ao um mecanismo universal de fixação, capaz de conectar qualquer um dos componentes do sistema aos perfis metálicos.
Carnaval pernambucano
Em projeto cenográfico assinado por Bel Andrade Lima e David Alfonso Suárez para o carnaval de 2016 da cidade do Recife, foi homenageado o Maracatu – manifestação cultural afro-brasileira, que inspirou uma identidade visual conectada às raízes e tradições africanas, com ilustrações digitais convertidas em grandes estruturas e distribuídas pelo centro histórico da cidade.
Fachada de prédio
No projeto Light Creature do Estúdio Guto Requena, a fachada do WZ Hotel Jardins, na Avenida Rebouças, em São Paulo, foi revestida com chapas metálicas que criaram uma pele pixelada nas cores dourado, azul e cinza, formando um desenho gerado com um software paramétrico a partir da análise dos sons do edifício. Já à noite padrões luminosos são alterados por fatores como os sons, qualidade do ar e interação do público por meio de um aplicativo.
“>http://[youtube https://www.youtube.com/watch?v=8chwJCz6UNE&w=560&h=315]