Design 3 coisas que designers podem fazer durante a quarentena

3 coisas que designers podem fazer durante a quarentena

Por Mauri Ribeiro

Olá, pessoas!

Com as recomendações do governo para ficar em casa, muita gente tá com tempo sobrando. Nos, designers e criativos, ainda podemos trabalhar de casa nas nossas agencias/estúdios/startups… mas mesmo assim, tem tempo de sobra pra aproveitar aprendendo e aprimorando as habilidades.

Então, além de maratonar aquela série da Netflix, use seu tempo pra aprender e crescer mais na sua carreira. Se liga nas dicas que preparamos.

#01 – Cursos e Palestras

Investir seu tempo em um novo aprendizado é essencial para te levar a outros patamares na sua profissão.

Os cursos, treinamentos e palestras da Design Culture estão de graça durante esse período de quarentena. Aproveite e aprenda junto de um dos maiores blogs de design do Brasil.

Clique aqui para acessar.

#02 – Aprender através de Livros

É impressionante o poder que um bom livro tem sobre o nosso conhecimento. Eu mesmo já li livros que nunca vou esquecer o conteúdo. Separei 2 livros que podem ajudar bastante o seu aprendizado sobre o design e as suas várias aplicabilidades.

O primeiro é Design Centrado no Usuário, de Travis Lowdermilk. É um livro que mesmo direcionado pra UX, pode ser devorado por qualquer área de design. Sua abordagem clara, objetiva e com um toque de humor é o resultado de um livro que tem como o principal objetivo ajudar a entender pessoas através de processos criativos de design. Como pessoas são algo comum em qualquer projeto, esse livro é pra você.

Tem um review bem legal dele, caso você se interesse aqui.

Se me permitem, gostaria de falar de outro grande livro.

Intuição, ação, criação – Graphic Design Thinking, de Ellen Lupton. É um dos melhores livros que já li. Tem uma linguagem fácil e métodos que nunca irei esquecer. Os principais processos de construção de projetos estão descritos nesse livro. Praticamente o que uso para criação de marca e outros projetos de design foram aprendidos com ele.

Ele já tem alguns anos, mas esse conteúdo continua se renovando a cada leitura. Vale muito a pena ler e usar esses métodos nos seus projetos. Tem um review sobre ele aqui na DC, clica aqui.

__

Recomendei esses livros porque são curtos e muito didáticos, mas a leitura de qualquer outro livro também é super recomendada.

#03 – Jogar e se divertir aprendendo sobre design

Uma das melhores formas de aprender é se divertindo. Daí que vem o termo gamefication… então, separei alguns sites com aplicativos e recursos valiosos que podem ajudar bastante no processo de brincar e aprender.

O primeiro é o KernType – a kerning game. Um site que tem um jogo bem simples: corrigir o kerning (espaço de cada letra) entre as letras. É bem simples e didático e um excelente exercício de verificação das suas habilidades tipográficas.

O segundo, se chama FontStruck, um criador de tipos através de módulos. Já utilizei pra dar aulas e estudei bastante durante a faculdade. Através de formas, construa fontes, textos e estilos tipográficos que podem até se transformar em uma fonte real.

Se você gosta de tipos, vale a pena passar um tempo aprendendo e criando fontes através desse app. Sensacional as possibilidades que existem através dele. Inclusive, vários tutoriais de ajuda também.

__

Existem milhares de outras coisas que podem ser feitas nesse tempo de quarentena pra aprimorar sua carreira. Estudar, ver tutoriais, se inspirar, criar, inventar, descobrir… esse artigo é apenas pra lhe dar algumas formas de conseguir aproveitar bem esse tempo.

Continue ligado aqui na DC que tem vários conteúdos voltados a essa temática que estamos preparando.

Um abraço e um café.

_

Imagem de Capa – ShutterStock

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail