Design

3 Dicas para ser reconhecido como um bom profissional

Uma das coisas mais chatas e recorrentes na área do Design (e creio que em outras também), é quando você faz aquele job maneiro, dentro do prazo, com excelência… e o cliente não paga. Um dia desses, me fizeram a seguinte pergunta: As pessoas não levam meu trabalho a sério! O que devo fazer para ser visto como profissional?

Isso me fez refletir… e daí saíram as três dicas que vou compartilhar com você sobre como ser reconhecido como um bom profissional:

1. Aja como um profissional

Isso parece meio óbvio. Mas não é tão simples assim. Agir como um profissional envolve tudo: desde a forma como você se comporta na internet (uma das maiores vitrines atualmente), até a forma como você responde um comentário, e-mail, etc. Agir como um profissional é estar pronto para qualquer coisa. Isso porque quando alguém te procura pelos seus serviços, esta pessoa precisa de uma solução. E você é quem deve oferecer a solução à ela.

Treine oratória. Esteja pronto para argumentar sobre o seu trabalho.

2. Seja responsável e tenha comprometimento

Certa vez, vi uma frase que dizia: Eficiência é entregar dentro do prazo. Excelência é entregar antes do prazo.

Claro que quase sempre não é possível entregar antes do prazo, mas seja atencioso quanto à deadline. Dê atenção ao seu cliente. Faça ele perceber que você realmente se importa com os resultados dele e está disposto a ajuda-lo. Isso não precisa ser forçado. Na verdade, é o mínimo para que você consiga realizar um trabalho realmente bom.

Tudo é relativo. Design é relação.

3. Valorize o seu trabalho e mostre o que sabe fazer

Muitas pessoas não valorizam o seu trabalho por diversos motivos: falta de auto-confiança, ou então quando precisam de grana e baixam o preço, camaradagem, etc…

Se você não valorizar o seu trabalho, ninguém vai. Não importa se você é iniciante.

Outra coisa muito importante: Mostre aos outros o que você sabe fazer! Divulgue seu portfólio, peça opiniões, compartilhe seus momentos em cursos, treinamentos, workshops. Tudo isso mostra como você está se capacitando e te dá autoridade no assunto!

Pode ser que, no começo, você perca alguns clientes pelo simples fato de estar se valorizando e parar de aceitar migalhas. Mas, na verdade, eles que perderam ao não te contratar. Um profissional que se valoriza, acaba agregando valor a si mesmo e torna-se perceptível aos outros. Depois de um tempo, todo esforço valerá a pena e as pessoas te procurarão porque você é BOM, e não porque é barato. Essa é a melhor recompensa.

Um comportamento consistente é que fará com que as pessoas te percebam como alguém que realmente sabe o que está fazendo. Não é algo que acontece da noite para o dia, mas tenha a certeza de que vale a pena.

Clique aqui para comentar ( )