Olá criativos! Hoje trago para vocês três dicas de livros especiais para quem está ingressando (ou para quem está renovando a biblioteca pessoal, se atualizando…) na área de marketing e comportamento do cliente. Sabemos que é uma área vasta e profissionais de outros setores resolvem estudar marketing para entender do mercado e de como o público se relaciona com o seu produto ou serviço. Dentre tantas opções de livros disponíveis hoje trazemos aqui três que vão ser úteis para quem não tem tanta familiaridade com os termos, vivência na área e tem interesse sobre o assunto.
O Poder do Hábito
Charles Duhigg
Fonte: Divulgação
Esse sucesso de vendas mostra, em diversos casos, como os hábitos ajudam no sucesso pessoal e profissional das pessoas. Traz relatos da cafeteria norte americana Starbucks, da loja americana Target, de pessoas que pararam de fumar, melhoraram a qualidade de vida e até driblaram os efeitos do mal de alzheimer apenas criando ou melhorando os próprios hábitos. A ciência provando que hábitos podem ser melhorados, modificados e criados para termos dias melhores, mais saudáveis, criativos e produtivos. Não é uma leitura massante, pois os relatos são atuais e alguns bem conhecidos, como o caso do nadador Michael Phelps que, pratica diariamente sua mente para estar preparada para as adversidades que podem ocorrer durante as competições. Outro relato é da cafeteria Starbucks: como o time de funcionários criam uma atmosfera completamente diferente de tudo o que já vimos em questão de atendimento? Hábitos bem treinados. Vale a leitura!
Média de valor: R$39,90
Marketing no Brasil. Um Guia Prático Brand Equity, Mídia e Estatísticas
Riccardo Morici
Fonte: Divulgação
É novo na área? Não é da área, porém vai estudar para gerenciar melhor a equipe? Sente que precisa compreender os termos e precisa de dicas que o ajudem a dialogar sobre o assunto? Essa leitura direta vai ajudar todos vocês. Com um glossário sobre as expressões usadas pelos profissionais do ramo, dicas para quem não tem experiência ou qualquer tipo de vivência nisso e assuntos atuais, essa publicação é uma boa porta de entrada para os novos colegas de profissão. Depois desse livro ficará mais fácil saber como procurar novidades, conteúdos e para qual lado seguir. Servirá como consulta sempre que precisar, acredite.
Média de valor: R$25,00
Marketing Operacional
Alexandre Franco Caetano, César Henrique Fisher e Osvaldo de Salles Guerra Cervi.
Fonte: Divulgação
Igualmente atual, os autores apresentam algumas resoluções sobre os processos e operações dentro do marketing. Além dos tipos de negociações envolvendo o setor de marketing dentro da empresa, é possível conhecer as principais ferramentas utilizadas pelos profissionais para chegar aos melhores resultados com a equipe. Com relatos de alguns casos nacionais os autores te levam para situações reais que envolvem poder decisório, estudos de lucros, de mercado e público. Vale a leitura quando você já tem o mínimo de conhecimento sobre marketing para entender as situações e tirar o melhor proveito do livro.
Média de valor: R$25,00
Essas são dicas que podem se complementar com outras publicações, fontes de informação e cursos. Caso tenha alguma para compartilhar, ficaremos felizes =)