Para quem está buscando por novas leituras, o “DC” separou 3 livros inspiradores sobre Design
O Guia Completo do Storytelling
- Autor: Fernando Palacios e Martha Terenzzo
Categoria: Autoria Nacional
Edição: 1ª Edição, 2016
Número de páginas: 448
ISBN: 978-85-7608-987-2
Se você já buscou por cursos ou livros referentes ao assunto, possivelmente se deparou com alguma notícia sobre os autores, pioneiros no Storytelling e branded content no país. E apesar de O Guia Completo do Storytelling, lançado recentemente (2016), não ter como foco principal discutir design, Martha Terenzzo e Fernando Palacios dedicam um espaço para falar de Storytelling aplicado no design, o que é interessante, além de discutir o tema em diversos outros setores (ciências, educação e religião, por exemplo).
Fui aluno os autores no curso de Inovação em Branded Content (ESPM), poucos meses antes de lançarem o livro. O domínio que demostraram a tratar do assunto na sala de aula, se mantêm no Guia.
“Nem todo designer é um Storyteller, mas poderia ser”
Em síntese, se você procura entender, estudar cases, se aprofundar no storytelling (e no design), é uma excelente fonte.
Design de Identidade da Marca
- Autor: Alina Wheeler
Edição: 3ª Edição, 2012
Número de páginas: 320
ISBN: 9788577808212
Alina Wheeler é um dos mais importantes nomes quando se fala em construção estratégica de identidade de marca. Neste livro, que já está na sua terceira edição (2012), a autora disserta pelas 320 páginas de forma concisa e clara, apresentando dezenas de cases.
O guia não é só essencial para as equipes de gestão de marcas, mas para todos que se interessam pelo assunto, é recheado de referências incríveis! Sempre que preciso de uma ~luz~ é lá que a encontro.
Design Thinking: Uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas Ideias
- Autor: Cristian Yamagami, Tim Brown
Edição: 1ª Edição, 2010
Número de páginas: 272
ISBN: 9788535238624
Apesar deste livro já ter sido citado aqui, Design Thinking está sempre em pauta, muita gente questiona o objetivo por traz dessa metodologia, enquanto outros, apostam todas as fichas nessa “nova” forma de processo colaborativo.
“Este não é um livro de designers para designers, mas é uma obra para líderes criativos que estão sempre em busca de alternativas viáveis, tanto funcional quanto financeiramente, para os negócios e para a sociedade.”
Interessante, né? Por ser uma das obras mais populares, divide bastante opiniões, queremos saber a sua. E, aí?