Design

4 dicas de como fazer vídeos artísticos legais

Recentemente a Adobe lançou um comercial extremamente artístico transformando o metrô em uma verdadeira jornada criativa, se valendo de uma série de conceitos das suas ferramentas. Tal peça nos fez pensar que muitos artistas deixam de expor a sua criatividade em áreas como pinturas, fotografias e obras estáticas, no entanto, o vídeo oferece uma série de possibilidades.

Por isso, caso você deseje explorar essa possibilidade, confira abaixo algumas dicas para criar vídeos artísticos realmente relevantes, que sejam atrativos para audiência e contem com um bom engajamento:

Busque por referências

Quem produz arte precisa consumir arte, afinal se trata de ter contato com novos conceitos, revisitar clássicos referenciados e também buscar por inspiração e referência. É importante ressaltar que nem sempre essas referências precisam surgir em um vídeo, elas podem ser notadas em praticamente todos os lugares, seja em uma descrição de cena de um livro ou simplesmente em um tom dourado em um belo final de tarde. No momento de buscar por referências relevantes, é importante ir mais a fundo no tema, como, por exemplo, estudar como surgiram certos movimentos, manter o olho atento a todas as manifestações culturais, adquirindo conhecimento e ampliando o seu repertório de inspirações.

Explore por ângulos diferentes

Quando se trata de um vídeo artístico, o enquadramento padrão nem sempre é uma boa opção, a não ser que ele seja integrado ao conceito e faça parte da narrativa da sua peça, recurso muito bem abordado pelo cineasta Wes Anderson ou a belga Agnès Varda. Neste caso, observe todas as suas ideias de outras perspectivas e ofereça essa experiência a sua audiência. Uma dica para quem busca por novas perspectivas é explorar o grande universo dos vídeos gravados utilizando câmeras de ação, que costumam contar com uma surpreendente visão em primeira pessoa e garantir ângulos realmente inusitados.

Não se esqueça da trilha sonora

A trilha sonora é um elemento importante para um vídeo, ela faz parte da narrativa e deve ser empregada para criar a emoção certa no espectador, seja felicidade, reflexão, contemplação, suspense ou qualquer outra. Se você não sabe como colocar musica em video fique tranquilo, pois não faltam soluções online que oferecem a possibilidade de integrar uma trilha original a sua peça ou até mesmo uma livre de direitos autorais, para que você possa veicular a sua produção em qualquer plataforma.

Abuse dos efeitos de pós-produção

Como se trata de uma produção artística, há uma liberdade única para a criação, o que facilita o trabalho de pós-produção, seja alterando a ordem do storytelling, criando transições, ou até mesmo escondendo os cortes para criar um plano sequência.Todas as etapas fazem parte do processo de criação do seu vídeo artístico, no entanto, é somente na edição que tudo toma forma, que os improvisos são necessários e que a peça é realmente concebida.

Agora que você já dispõe de dicas relevantes para criar um vídeo artístico de qualidade, basta colocá-las em prática e explorar todo potencial desse formato.

Clique aqui para comentar ( )

Somos um veículo que trata sobre Design, Comunicação, Cultura, Artes, Ações criativas e empreendedoras. Acesse diariamente. Você é a nossa inspiração.

Porto Digital
Empresa embarcada no Porto Digital
Email Marketing certified by E-Goi
Um projeto Uncod Pro
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência possível. Se continuar a usar nosso site, entenderemos que você está de acordo.