Design

4 Dicas para apresentar uma proposta de marca ao cliente

Os pequenos e grandes empreendedores já tem consciência da importância de uma marca para as suas empresas. Há uma grande noção sobre o papel da imagem institucional para o crescimento empresarial. No geral, “marca é composta de um logotipo e um símbolo. Uma marca pode não ter um símbolo  (como a da Coca-cola) e assinar apenas o seu nome, quando é assim, ela pode ser chamada de logotipo apenas. Em inglês, a marca é conhecida por “logo”.

 

Como apresentar uma proposta ao cliente?

A apresentação é uma fase culminar de um árduo do trabalho de pesquisa e criação que o designer faz, e desta possivelmente, o cliente pode aprovar a proposta, pode solicitar alguma alteração ou simplesmente rejeitar, facto que é normal. O facto é que uma apresentação precisa de cativar o cliente, daí que a forma como organizamos logicamente a nossa proposta é indispensável.

Apresentação da marca e construção

Apresente visualmente a proposta que preparou. Possivelmente tenha esboços, objectos que serviram como base de criação. Mostre o processo de construção ao cliente, até alcançar o resultado final. Quanto mais profissional for a sua demonstração, melhor. Procure detalhar aspectos que podem parecer irrelevantes.

Conceito

Apresente o conceito. Explique em texto o que está por detrás de cada elemento da forma do símbolo, na tipografia, na cor, na posição. Mostre que a proposta não foi um resultado de magia, mas de um árduo trabalho, de tempos de pesquisa e estudo, de elaboração e de significação dos elementos presentes. Explicar cada detalhe pode reduzir a quantidade de perguntas “por que” que um cliente pode ter. Associe sempre a sua proposta de solução às necessidades do cliente, mostre porque a sua proposta é a melhor e porque ele deveria apostar nela.

Variação da marca

Apresente as possíveis variações de cor, preto e branco, branco ou em tons de cinza. Sempre que possível, mostre diferentes opções de tamanho para demonstrar que o logotipo é flexível e, portanto, ficará bem de caneta para cartaz. Fazer esse exercício fará o cliente ter uma noção geral de como poder ser o logotipo em diferentes ocasiões.

Mostre a aplicação

Quanto mais próxima da realidade for a proposta, mais chance de convencer terá. Os clientes gostam de ver a sua marca em uso, por tem uma ideia mais clara sobre como será o seu futuro. Esses esforços extras venderão melhor o projecto, para de mostrar a comprometimento e dedicação. A noção que deixa o cliente ver a realidade vai o deixar vislumbrado, e essa visualização pode ser feita com aplicação em mock-up´s. Mostre como será a aplicação em elementos básicos como papel timbrado, camiseta, cartão-de-visita e outros. Note que se for necessário conceber o manual de identidade visual, preparando esta apresentação já tem uma parte do caminho percorrido.

 

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