Criar uma apresentação de algum projeto gráfico é essencial para qualquer designer que queira se destacar no mercado com um bom portfólio, como as publicadas no Behance. Plataforma da Adobe lançada em 2015, o Behance tem atuado como um espaço de conexão entre profissionais criativos para divulgação e interação de projetos diversos. Em relação ao design gráfico, o site acaba se tornando referência para buscar inspirações em diversos tipos de apresentações. Portanto, neste artigo, venho compartilhar 4 dicas para criar uma apresentação de projetos de identidade visual bem elaborada e mais profissional – baseadas em pesquisas de tendências atuais publicadas no Behance. Compreendemos que cada projeto tem suas peculiaridades e é livre para ser apresentado conforme quem criou.
1. Crie uma narrativa visual
Antes de montar sua apresentação, é importante definir algumas diretrizes que possam definir o conceito do projeto de forma clara e resumida. Evite escrever textos longos demais para não desprender a atenção do público, apenas escreva de forma sucinta os objetivos e atributos que foram trabalhados. Nesse sentido, é interessante que se construa uma narrativa visual que possa criar uma história por detrás do resultado final. Essa abordagem pode envolver mais o público e permitir uma melhor compreensão do trabalho.
2. Mostre o processo de criação
Uma dica interessante é apresentar os principais desafios enfrentados e decisões tomadas ao longo do desenvolvimento do projeto. Compartilhar esboços, pesquisas e insights do trabalho pode agregar valor à apresentação. Mostrar o caminho percorrido por você e/ou sua equipe para chegar ao resultado final pode aprofundar a relação criada com o público, que irá entender as decisões e estratégias seguidas no projeto.
3. Apresente o resultado da identidade visual
Nesse momento da apresentação, provavelmente o público já sabe o que esperar no resultado e, por isso, você pode expandir ainda mais o processo e mostrar imagens, gráficos e outros elementos visuais ligados ao projeto. No caso da identidade visual, apresente variações de assinaturas, paleta de cores, grafismos, patterns, texturas, ilustrações, pictogramas etc. Para demonstrar a versatilidade do projeto de identidade visual, é importante apresentar exemplos práticos de aplicação, os famosos mockups. Mostre como a identidade visual pode ser aplicada em diferentes materiais e mídias, como cartões de visita, papel timbrado, embalagens, websites, entre outros. Essas aplicações práticas ajudam a visualizar como a identidade visual pode se adaptar e funcionar em diferentes contextos, demonstrando seu real potencial.
4. Crie uma diagramação criativa e dinâmica
Além das imagens do projeto em si, explore composições, alinhamentos e elementos gráficos para guiar o olhar do público. Enquadre os elementos visuais complementares de forma a centralizar o olhar no objeto principal, criando uma hierarquia visual. Nesse sentido, podem ser explorados outros recursos de conteúdo, como vídeos, áudios e links para complementar a apresentação. Estes detalhes podem auxiliar a transmitir sua mensagem de um modo particular e original.
Espero que essas dicas possam te ajudar ou inspirar de alguma forma e, sim, conta aqui pra gente!
Abraços e até a próxima :)