4 Tipografias Versáteis para Designers – Design Culture4 Tipografias Versáteis para Designers – Design Culture
Design

4 Tipografias Versáteis para Designers

Um dos grandes trabalhos para o designer dos nossos tempos é a escolha certa da tipografia para o seu projecto. Uma escolha que requere paciência e sensibilidade própria aliada a funcionalidade estética que a tipografia deve atribuir ao projecto. O estudo da tipografia exige observância pelo detalhe, pela existência ou não das curvas para transmitir ao leitor o tom aliado a mensagem que o texto deve transmitir, a envolvência da tipografia, o contexto e os objectivos da peça são aspectos a serem considerados como indispensáveis.

Apesar da introdução da computação, que veio acelerar a criação dos tipos, por outro lado temos várias possibilidades, que, entretanto exigem maior trabalho para seleccionar a fonte certa para cada projecto. Para uma capa de livro sobre fantasmas, uma fonte limpa, sem serifa, moderna, provavelmente seria uma escolha falhada, porque a ideia de um fantasma não é de algo que traga paz, serenidade, luxuosidade, calma.

Existem fontes célebres e que foram importantes no desenvolvimento do design gráfico, entretanto o mundo acelerou e esta área profissional acompanha o desenvolvimento tecnológico e cientifico. Hoje, já não se pode dizer tão a vontade que “Helvética” é insubstituível, porque existem provavelmente, até melhores tipografias e que podem substitui-la.

A seguir apresento quatro fontes sem serifa, com as quais já trabalhei e contínuo aplica-la em projectos de diferente índole. São versáteis, modernas, limpas, puras. São fontes equilibradas e agradáveis, podem ser aplicadas para diferentes tipos de projectos, desde livros, revistas, cartazes, páginas web, logotipos, entre outros. Existem outras, pois uma das possibilidades que temos nos nossos dias é variedade de tipografias, entretanto para este artigo foram escolhidas apenas quatro.

As fontes Panton, Lintel, Roboto e DINPro chamam atenção a qualquer profissional apaixonado por tipografias. Para além da sua versatilidade podem ser combinadas com outras com resultados que captam a vista de profissionais e apreciadores.

 

Panton
“A família de fontes Panton inclui 34 pesos – 9 montantes com 9 itálicos e 16 conjuntos de ícones como um bónus. É caracterizada por uma excelente legibilidade em ambas – áreas de design de web e impressão, desenhos geométricos bem finalizados, kerning optimizado, excelente desempenho de fonte de web e legibilidade etc. Inspirado pelos tipos de letra grotescos clássicos – Panton tem seu próprio estilo exclusivo em formas geométricas flexíveis expressas e perfeitas. A família de fontes é mais adequada para manchetes de todos os tamanhos, bem como para blocos de texto que vêm em variações máximas e mínimas. Os estilos de fonte da Panton são aplicáveis ??para qualquer tipo de design gráfico na web, impressão, gráficos em movimento, etc. e perfeito para t-shirts e outros itens, como pósteres”

Lintel

Com uma forma de linha limpa pura, a ideia desta tipografia foi projectar uma fonte com uma estrutura proporcionada e equilibrada que é aplicável a uma grande variedade de usos. Os detalhes incluem um conjunto de caracteres completo, kerning editado manualmente e símbolo do euro.Os detalhes incluem 8 pesos com itálico, 500 caracteres, letras cirílicas, 5 variações de números, kerning editado manualmente e recursos Opentype.

Roboto
“Roboto tem uma natureza dupla. Tem um esqueleto mecânico e as formas são em grande parte geométricas. Ao mesmo tempo, a fonte possui curvas amigáveis ??e abertas. Enquanto alguns grotesks distorcem suas formas de letras para forçar um ritmo rígido, Roboto não se compromete, permitindo que as letras sejam instaladas em sua largura natural. Isso faz com que um ritmo de leitura mais natural seja mais comum em tipos humanistas e serif. Esta é a família normal, que pode ser usada ao lado da família Roboto Condensed e da família Roboto Slab.” (http://www.1001fonts.com)

 

DINPro
Esta tipografia apresenta variações funcionais que permitem aos designers aplicar em seus projectos, aliando a estética e a funcionalidade de que são características. Com:  DINPro Bold, DINPro Regular, DINPro Medium, DINPro Black, DINPro Light para Windows e Mac, esta tipografia transforma ideias em projectos muito mais interessantes.

 

Clique aqui para comentar ( )