Design 5 lições aprendidas no Digitalks 2015

5 lições aprendidas no Digitalks 2015

Por Raíssa Jappe

Essa semana aconteceu, no Rio de Janeiro, o Digitalks 2015, fórum que faz parte do maior projeto de desenvolvimento e negócios de Marketing Digital do Brasil. Foi um dia de inteiro de debates, palestras e apresentações de cases, com gente renomada do mercado digital, a fim de discutir o cenário atual e as mudanças mundiais no setor, que está em constante evolução. Fui ao evento como representante do Design Culture e tive a oportunidade de presenciar muitas discussões inteligentes. Algumas delas, em especial, me chamaram mais a atenção e, por isso, resolvi trazer para vocês as 5 principais lições aprendidas no fórum.

1. MATEMÁTICA E COMUNICAÇÃO, UM CASO DE AMOR – Ei, você aí que escolheu a faculdade de Comunicação na esperança de fugir da tão odiada Matemática. Tire essa ideia da cabeça o quanto antes! Cada vez mais fala-se em Inteligência de Dados e empresas se estruturam para traduzir o big data em insights relevantes para criação, planejamento e mídia (leia mais aqui). E sobre ROI, já ouviu falar? É uma sigla em inglês, que em bom português significa Retorno sobre Investimento. Em campanhas online, por exemplo, ROI é a relação do custo da campanha com o lucro gerado por conversões, como vendas ou leads. Explicando de forma bem simplificada, para a avaliação do ROI de uma campanha, subtrai-se a despesa com publicidade do valor da receita proveniente das vendas e divide-se o resultado pelo total dos custos com publicidade. Portanto, para avaliar se aquela campanha mega criativa foi mesmo efetiva, o profissional de comunicação tem que estar ligado em informações numéricas importantes do início ao fim do processo de criação.

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2. PENSE MOBILE – Existe um novo consumidor e ele é cada vez mais “móvel”. Um exemplo claro disso é o e-commerce, que apresenta um crescimento exponencial de uso do aplicativo móvel na experiência de compra. Então, não adianta preparar uma super campanha online, com blogs, sites e mídias sociais, pensados na medida certa, se o mobile não receber a devida atenção. Uma experiência mobile frustrada, seja em um site ou aplicativo mal pensado, se traduz, muitas vezes, em desistência de compra, menos faturamento para a empresa e perda de clientes preciosos.

3. PENSAMENTO 360º COM USUÁRIO EM 1º LUGAR – Parece meio óbvio mencionar isso, mas o usuário tem que estar sempre em primeiro lugar. Fala-se em promover uma experiência de uso, isto é, criar campanhas globais, interligando todas as formas de comunicação online (site, e-mail marketing, mobile, blogs e redes sociais) e off-line (TV e mídias “tradicionais”), que atraiam o usuário, fidelize-o e o torne um embaixador da marca. Sendo assim, cada vez mais é preciso criatividade para gerar negócios e uma boa dose de inovação para entregar mídia e propaganda de forma diferenciada.

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4. QUANDO 1 É MELHOR DO QUE 5 – Hoje tudo pode gerar tráfego para um site, mas nem sempre a presença em todas as redes sociais é a solução ideal. Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Periscope… Há uma infinidade de ferramentas, mas nós não sabemos usá-las. Como assim? Isso mesmo, o grande problema é que somos atropelados pelas novidades e não temos tempo para fazer o básico das análises (olha a Matemática aí de novo) para entender o melhor investimento em cada momento.  É preciso, então, parar sim e planejar de forma estratégica a presença nas redes sociais, para focar no melhor canal de mídia para divulgar uma marca e vender. Um passo de cada vez bem feito é muito melhor do que 5 passos dados na urgência de acompanhar as novidades.

5. COMUNICAÇÃO E MARKETING EM TEMPOS DE CRISE SIM – Para finalizar, uma frase genial que escutei por lá e não poderia deixar de dividir: “Parar de investir em marketing e comunicação, online ou off-line, para esperar a crise passar, é o mesmo que tirar a bateria do relógio na esperança de fazer o tempo parar”. Não preciso dizer mais nada, né?

NOTA FINAL: Alô, galera digital, não perca essa dica! Em agosto deste ano, São Paulo receberá durante dois dias o Expo Fórum de Marketing Digital, o maior evento da área com mais de 80 palestras e painéis de debates. Com palestrantes da Ásia, Europa, EUA e América Latina, a expectativa é que esse evento seja um grande marco para o mercado digital brasileiro. Saiba mais: http://digitalks.com.br/expo/

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