“Eu sabia que, se eu falhasse não me arrependeria, mas sabia que uma coisa que me arrependeria seria não tentar.” A famosa frase é do empresário Jeff Bezos, o fundador de uma das empresas mais valiosas do mundo, a Amazon. A afirmação de Bezos mostra que o caminho até o sucesso é algo desafiador, e nem sempre ético.
Reuni 5 minisséries sobre negócios disponíveis em streamings para você maratonar. As produções se dividem entre trajetórias de êxitos e outras que foram do topo ao fracasso.
SOM NA FAIXA
A minissérie sueca ‘Som na Faixa’ disponível na Netflix é baseada na trajetória do programador Daniel Ek, empresário e bilionário cofundador do serviço de streaming de música Spotify, que em 2006 ao lado do seu parceiro de negócio Martin Lorentzon revolucionaram a indústria musical. Daniel identificou uma oportunidade de negócios para solucionar o problema que as gravadoras estavam enfrentando por conta da pirataria. A princípio o aplicativo seria algo totalmente gratuito, mas era insustentável manter um negócio neste formato. Foram diversas batalhas com as gravadoras pelos direitos autorais das músicas, e boicotes de cantores famosos como Taylor Swift que chegou a remover todas as suas músicas do catálogo do streaming.
A produção tem 6 episódios no formato linha do tempo, onde acompanhamos a história através da perspectiva das personagens. O elenco conta com os atores suecos Edvin Endre (O Anel do Rei — A Última Batalha) e Christian Hillborg (The Last Kingdom). A trilha sonora é composta por grandes sucessos e músicas do início dos anos 2000, pura nostalgia, além de uma pequena homenagem ao DJ sueco Avicii, falecido em 2018, dono dos sucessos Levels, Wake Me Up, The Nights e Hey Brother.
THE DROPOUT
A produção ‘The Dropout’ revela o lado obscuro de Elizabeth Holmes, ex-empresária estadunidense do ramo da biotecnologia. Ela chegou a ser comparada ao Steven Jobs, e na época tornou-se a queridinha do Vale do Silício. A Theranos (inicialmente com o nome de Real-Time Cures) foi uma startup fundada em 2003 com a promessa de “revolucionar o mercado de exames de diagnóstico”. A proposta era que com algumas gotas de sangue a máquina seria capaz de realizar vários testes, entre 120 (oficialmente) e 250 (extraoficialmente), de diabete, colesterol e câncer. Eles também desenvolveram o seu próprio recipiente para armazenar o sangue que tinha 1,29 centímetros e guardava 150 microlitros que substituiriam tubos tradicionais de coleta.
A minissérie mostra a juventude de Elizabeth Holmes, o seu intercâmbio na China, o período em que esteve na universidade de Stanford, a sua obsessão em convencer as pessoas certas para investir na sua ideia, e toda investigação até o fatídico dia em que o jornal ‘Wall Street Journal’ publicou um artigo dizendo que as máquinas da Theranos não funcionavam.
A produção original da Hulu pode ser vista no Star+, 8 episódios. O elenco conta com a atuação brilhante e premiada de Amanda Seyfried (O Preço do Amanhã), e também com os atores Naveen Andrews (Lost) e Ebon Moss-Bachrach (O Urso).
Dica: antes de assistir a minissérie assista o documentário ‘A Inventora — À Procura de Sangue no Vale do Silício’ disponível na HBO Max, com entrevistas de ex-funcionários da Theranos, vídeos e momentos de Elizabeth Holmes durante a sua gestão na empresa.
DOPESICK
A história surreal de ‘Dopesick’ é baseada no livro-reportagem com o mesmo nome ‘Dopesick: Dealers, Doctors and the Drug Company that Addicted America’ da jornalista estadunidense Beth Macy. A produção mostra a crise que os Estados Unidos enfrenta há anos com opióides e seu uso indiscriminado no país. Com 8 episódios a minissérie aborda a forma agressiva que a farmacêutica ‘Purdue Pharma’ promoveu o OxyContin, um analgésico viciante, que resultou em milhares de mortes por overdose nos Estados Unidos desde 1999.
O ator Michael Keaton (Batman) com uma atuação impecável vive um médico de uma pequena cidade mineradora que passa a receitar OxyContin para dor, até o momento em que se ver envolvido na trama cruel da ‘Purdue Pharma’. As atuações de Kaitlyn Dever (Inacreditável), Michael Stuhlbarg (A Escada), Peter Sarsgaard (A Órfã) e Rosario Dawson (Sete Vidas) são brilhantes. A produção está disponível no Star+.
WECRASHED
A minissérie acompanha a trajetória do casal de empresários excêntricos Adam Neumann e Rebekah Neumann que em 2010 montaram a ‘WeWork’, uma empresa de aluguel de espaços modernos e convidativos para empreendedores. Com o seu cofundador Miguel McKelvey tornaram a WeWork uma companhia bilionária, na época avaliada em 47 bilhões de dólares. A proposta era revolucionar o ambiente de trabalho, mas por divergências ideológicas, ganância e decisões equivocadas a empresa teve perdas financeiras.
A produção é original do Apple TV+ com 8 episódios, baseada em eventos reais. Nos papéis principais temos Jared Leto (Adam Neumann) e Anne Hathaway (Rebekah Neumann).
SUPER PUMPED – A BATALHA PELA UBER
‘A batalha pela Uber’ é a primeira temporada com 7 episódios da série antológica ‘Super Pumped’. A história mostra a ascensão e queda de Travis Kalanick, o ambicioso CEO do aplicativo de transporte Uber, e seu relacionamento conturbado com seu mentor Bill. O roteiro busca o lado mais humano de Travis, mas é inevitável ver sua falta de ética rumo ao “sucesso”. Visto por muitos como um “louco de pedra”, ele se envolveu em várias polêmicas que culminaram na sua deposição.
No papel principal temos o talentoso Joseph Gordon-Levitt (A Origem) e Kyle Chandler (A Hora Mais Escura). A produção está disponível no streaming Paramount+.
BÔNUS – PEPSI CADÊ MEU AVIÃO?
A minissérie documental ‘Pepsi cadê meu avião?’ relata o erro cometido pela Pepsi numa campanha publicitária em 1995. O mais interessante é que nos anos 90 a marca tinha os principais astros da música e do cinema em seus comerciais. Se qualquer pessoa de qualquer idade era descolada, o refrigerante era para ela. Mas uma ideia inovadora e simples foi o pontapé inicial para uma batalha judicial. A princípio era para ser uma brincadeira, entretanto, o jovem de 21 anos, John Leonard de Washington viu uma oportunidade num erro do jurídico do comercial, que oferecia através de troca de rótulos produtos da marca, entre eles um caça Harrier. A partir daquele momento Leonard bolou um plano de negócios e foi em busca de um investidor para conquistar o seu prêmio.
A produção da Netflix tem 4 episódios, um roteiro dinâmico e entrevistas com os envolvidos, além de uma brincadeira em que os entrevistados escolhem às cegas entre os refrigerantes Pepsi e Coca-Cola.