Muitos dos designers, principalmente autoditactas iniciam suas carreiras com uma séria componente pratica, ao longo do tempo compreendem a necessidade de buscar conhecimento em livros e artigos sobre design para, para além de aprender assuntos novos, também consolidar o que realmente sabem. A leitura é indispensável em qualquer sector profissional, uma grande parte de profissionais que fazem diferente são aqueles que buscam constantemente por novo conhecimento, compram livros (físicos ou digitais), pesquisam e leem em sites e blogs. Portanto é importante a leitura, para compreender e executar qualquer processo com conhecimento de causa, já que nada vem como magia. Design é ciência. Por isso, sugiro abaixo cinco livros interessantes para quem está a começar ou já possui longa experiência profissional.
O que é e o que nunca foi Design Gráfico, de André Villas-Boas
Um livro ideal para quem anda com duvidas sobre o que é realmente o design gráfico e qual são as suas vertentes. Certamente que o design como um todo possui características comuns, o design gráfico possui algumas especificas. É um importante livro para decepar questionamento e compreender, no todo, afinal de contas para que serve o design, e o design gráfico especificamente, e o porque da designação design e não desenho como muitos procuram sugerir em defesa da língua.
Design para Quem não e Design: Noções de Planejamento Visual, de Robins Williams
Importante no sentido mais pratico. Oferecendo a quem lê espaço para reflectir sobre suas praticas criativas e compreender experimentado, conceitos como: proximidade, alinhamento, contraste, repetição, equilíbrio visual, entre outros, indispensáveis na composição de projectos de comunicação visual.
Design Gráfico e Digital: Práticas e Ideias Criativas, de Carolyn Knight e Jessica Glasser
Sua grande diferença consiste em percorrer o conteúdo, baseado em casos práticos, experiencias de um designer, de um estúdio criativo no processo criativo. É uma sugestão bastente interessante para compreender o processo de criação de uma peça, desde o briefing, a pesquisa até a solução. É um livro também interessante pelo facto de abrangir quase todas as áreas do design de comunicação, tanto para o gráfico, assim como para o digital.
A Psicologia das Cores: Como as Cores Afectam a Razão, de Eva Heller
Muito além de questões de ordem estética, este livro interessa pelo facto de ser mais profundo e abordar questões relacionadas a razão humana, como reagimos a determinadas cores, que significados as atribuímos, quais são as nossas preferências cromáticas. É uma ferramenta para quem não quer escolher apenas uma cor por razões individuais, mas sobretudo quer comunicar com eficácia.
Sistemas de Identidade Visual, de Maria Luísa Péon
É uma recomendação quase obrigatória para quem tem interesse em criar e estudar identidades visuais, um livro com uma abordagem didática, direcionada a estudantes, mas que é, ao meu ver, indispensável aos profissionais que trabalham com sistemas de identidade visual, funcionado como um livro para esclarecer, reflectir e até compreender detalhes importantes antes de se optar por deixar uma em favor de uma outra proposta de identidade visual.