Design 6 passos para logotipos únicos – Parte 02/02

6 passos para logotipos únicos – Parte 02/02

Por Mauri Ribeiro

Olá, pessoas!

O nosso último artigo falava sobre 3 passos para criar logotipos realmente originais e com um significado plausível. Se ainda não conferiu, clica aqui pra ler a primeira parte.

Nessa semana, vamos finalizar o papo com mais 3 passos para esse processo. Então, segura o cinto e vamos nessa!

4 – MANTENHA A SIMPLICIDADE

Bons logotipos são aqueles que as pessoas conseguem identificar com facilidade. Claro, existem logotipos que tem uma parcela de abstracionismo e uma necessidade mais ‘extravagante’. Mas na maioria das vezes, temos que facilitar o que estamos criando para o público a quem aquela marca se transmite.

Quando for utilizar suas habilidades tipográficas e de desenho, tenha certeza de que isso não atrapalhará o entendimento das pessoas.

Confira alguns exemplos de logos simples, objetivas e memoráveis:

O objetivo principal de um logotipo é representar uma marca de uma maneira que a torne memorável para as pessoas para as quais é direcionada. Um logotipo complexo não será memorável. Por outro lado, um simples e poderoso será facilmente memorável e, portanto, resistirá ao teste do tempo.

5 – CONCEITUE O QUE ESTÁ CRIANDO

Parece óbvio, mas muitos ‘designers’ desenham coisas que nem de fato era um conceito válido. É importante apresentar aos clientes de onde aquela ideia veio e porque ela é relevante pra o projeto.

Novamente, o abstracionismo faz parte de um projeto de brand também, mas ele não pode ser a maior parte idealística. Tudo o que desenvolvemos, precisa vir de um lugar, representar alguma coisa, ter um propósito.

Fica até mais fácil para apresentar aos clientes quando existe um conceito agregado aos elementos desenvolvidos.  

Imagem: ShutterStock

6 – SAIBA RECONHECER O QUE NÃO ESTÁ LEGAL

Muitas vezes – por preguiça, deadline ou outro motivo – não estamos gostando do resultado e mesmo assim insistimos em entregar aquilo que criamos. Quando esse tipo de situação acontecer, se esforce um pouco mais para não entregar “qualquer coisa”.

Lembre-se que o seu valor como profissional também está indo com um ‘logo mal feito’.

Se for uma deadline apertada, negocie um prazo a mais. Mas nunca, nunca entregue algo a menos do que o cliente esperava.

Imagem: ShutterStock

Se você está sem ideias e não está curtindo o resultado, pare. Deixe os rabiscos de lado, saia, leia alguma coisa, assista um filme… e depois tente outra coisa. Muitas das vezes, travamos em algum ponto porque estamos estafados e o cérebro – literalmente – ‘tá bem mais lento’.

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É isso! Espero que tenham gostado desses 2 artigos, e que eles possam ajudar nos próximos projetos de vocês.
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Abraços, café e jobs.

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Imagem de Capa: Shutterstock

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