Recentemente, aconteceu a seleção final de projetos da 9ª Bienal de Tipografia Latinoamericana – Tipos Latinos. O Tipos Latinos é um espaço dedicado a promover a produção de tipografia latino-americana, acontecendo uma seleção e premiação de novas fontes digitais. A 9ª edição da Bienal ocorreria em 2020, porém precisou ser adiada devido à pandemia, ocorrendo então em 2022. Nesse sentido, a edição aconteceu virtualmente entre diversos países da América-Latina, como Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, México, Nicarágua, Peru e Uruguai.
A 9ª Bienal de Tipos Latinos
Nesta edição, 8 jurados/as compuseram a mesa de avaliação, cada um/uma representando seu país de origem: Angélica Díaz (Colômbia), Andrea Tafur (Equador), Adriana Fernández (Bolívia), Coto Mendoza (Chile), Matías Fernández (Uruguai), Alfonso Garcia (Argentina), Cristóbal Henestrosa (México) e Fernando Mello (Brasil).
Na ocasião, o júri também precisou ser feito virtualmente, sendo que antes era escolhida uma cidade América-Latina para sediar o evento e cada país levava seu representante ao local. Assim, entre os meses de outubro e novembro de 2022, o júri trabalhou por 21 dias para fazer uma seleção criteriosa dos 100 melhores projetos recebidos entre os 514 enviados. Obtidos os resultados, as pessoas que tiveram projetos selecionados foram notificadas e solicitadas a criar pranchas expositivas, que foram aprovadas para fazer parte da exposição dos trabalhos. Então, no dia 16 de janeiro, a lista final de projetos aprovados foi divulgada nas redes sociais do evento e, dos 100 projetos selecionados, 24 são de autoria brasileira.
DiaTipoX
Há algumas semanas atrás, no dia 25 de março, aconteceu uma edição especial do DiaTipoX sobre o Tipos Latinos, que transmitiu no YouTube diversas apresentações de projetos selecionados na Bienal. O DiaTipoX é um evento de tipografia, transmitido ao vivo pelo seu canal, acontece periodicamente durante um dia inteiro com palestras e apresentações de type designers brasileiros sobre seus recentes projetos.
Nesse dia, o evento convidou o designer de tipos Fernando Mello para contar sobre sua experiência como jurado do Brasil no 9º Tipos Latinos. Mello é de São Paulo, mas já trabalhou no exterior por muitos anos, trabalhando na Fontsmith e depois na Monotype. Hoje, o designer está de volta ao Brasil com planos de começar sua própria foundry.
Colecionando um belíssimo catálogo de fontes, Mello também conta um pouco sobre sua história com a Bienal ao longo de todas suas edições, participando de sua maioria no decorrer de quase 20 anos de história. O type designer é dono de fontes como a Mello Sans, Frida e FS Brabo, selecionadas em outras edições da Bienal. E uma curiosidade é que na 4ª Bienal em 2010, a Mello Sans foi utilizada como tipografia da sua identidade visual.
Tipografias com constância de excelência
Na edição atual, 3 tipografias foram selecionadas com excelência pelo júri, que foram:
Loyal – Sabrina Lopez e Maximiliano Spoviero (Argentina)
Atlante – Yorlmar Campos e Martin Sesto (Venezuela/Argentina)
GMX – Enigma + INALI (México)
O Tipos Latinos é um evento de grande importância no campo do design gráfico e da tipografia, que vem se tornando um referencial na busca de novos desenhos e novos talentos no design de tipos da América-Latina. Vale dar uma conferida nas pranchas selecionadas para essa edição, que estão disponíveis em seu Facebook. Espero que esses novos projetos possam inspirar mais designers latino-americanos a desenvolver suas próprias fontes digitais, reafirmando que também podemos criar uma tradição tipográfica local, tão importante quanto tipos europeus e norte-americanos.
Abraços e até a próxima!