Milhares de cores estão todos os dias disponíveis para uso em projectos, a escolha de uma cor por si, não é algo complexo e não requere nenhum conhecimento sobrenatural. A diferença entre simplesmente escolher uma cor e escolher uma cor para responder a uma necessidade, a um problema concreto é o que faz diferença entre os profissionais da comunicação. A sensibilidade sobre cor e sua finalidade no projecto não é algo com que nascemos, é desenvolvida entre a prática e leitura constantes. Nem sempre a teoria pode responder efectivamente, mas a prática aliada a teoria, leitura, comparação, estudos, são capazes de criar uma sensibilidade “apurada” ao longo do tempo e fazem toda diferença no momento de definir uma cor para o projecto.
Não basta ter apenas uma cor “bonita”, o design não vive apenas de beleza, vive também de funcionalidade, precisa efectivamente responder a uma situação concreta. O objectivo da escolha de uma cor deve estar associado a usabilidade e inteligibilidade. A cor não deve ser escolhida “porque gostei”, o processo todo por trás deve ser racional. Esse processo pode passar por quatro passos indispensáveis. E seguem-se:
1. Definir o seu propósito
A primeira questão que se nos coloca é: Qual é a finalidade do projecto? Essa pergunta nos permite meditar sobre o projecto que temos em mãos. Compreendemos integralmente. Um projecto de identidade visual de hospital é diferente do projecto de uma empresa que oferece serviços tecnológicos. Compreender essa diferente é o primeiro passo para definir a cor ideal para o seu projecto.
Tres perguntas bases podem ajudar a responder a essa primeira fase:
a) Qual é a sua mensagem principal?
b) Por que você está criando esse design?
c) Como você deseja que seus usuários se sintam?
A mensagem a ser levada pode ser diretamente associada a cor a usar, os motivos por detrás do projecto facilitarão o caminho da escolha da cor. A cor lida muitas vezes com o sentimento das pessoas, esse factor deve ser considerado, respondendo a terceira questão sobre o sentimento que queremos causar.
2. Identificar o público-alvo
A cor é uma linguagem praticamente universal. Muitas cores têm significados universais, outras são diferentes dependendo do espaco geográfico, da educação e da cultura. Se você está a trabalhar em um projecto de comunicação visual, é indispensável que conheça o destino do seu projecto. Invista tempo, conheca as idades, os hábitos, o histórico, o que gosta e não gosta o seu publico-alvo para evitar que no lugar de resolver o seu projecto crie mais problemas, gerados por ignorância e falta de identificação dos que são o destino do projecto.
3. Pesquisar
Se você definiu o rumo do projecto, o passo que se segue consiste em encontrar projectos semelhantes e perceber a paleta de cores que geralmente é usada no sector. Registe, crie uma grelha desse conjunto. Observar atentamente outros trabalhos é importante para perceber que combinações efectivamente funcionam e ajuda a evitar que use cores fora do que é o ideal do sector. Passeie pela naturea, objectos e elementos, visite sites, blogs, anote as cores que lhe forem interessantes e que o ajudarão a criar sua própria paleta.
4. Criar a sua paleta
Criar a paleta para o projecto implica escolher o conjunto certo, pode ser de duas, três ou mais cores, dependendo do projecto. Mas tenha certeza de estar a criar o melhor que pode no momento. Tenha uma cor principal do projecto, pois um projecto, memso que tenha duas cores se destaque a partir de uma. A paleta de cores escolhida deve ser capaz de conectar as formas, a tipografia e as imagens presentes no projecto. A comunicação entre as cores e os outros elementos deve ser integral e complementa. Com certeza de ter a melhor das opções, teste a aplicação das cores no projecto. Questione as pessoas, colha opiniões, reajuste, faça com que não seja apenas um simples projecto, mas um projecto feito para tocar na alma das pessoas.