Vamos direto ao ponto… o Burger King Brasil publicou em seus canais digitais um vídeo comparando o tamanho do Whooper, sanduíche chefe de seu cardápio com um outro sanduíche apresentado em desfoque. Ao referir-se ao outro sanduíche ele dizia somente “Big”, e antes de completar o nome seguia-se o som do apito de censura. E ainda publicaram o vídeo no Youtube com o seguinte comentário:
Obviamente, pelo já conhecido teor das campanhas do Burger King, que sempre tendem a ser provocativas ao concorrentes, imaginamos que ele estava falando do sanduíche concorrente, mais especificamente o do seu principal concorrente no mercado brasileiro.. Tratava-se apenas de uma peça do movimento que chamamos de “marketing da zoeira”, similar ao que aconteceu quando o Pe. Fábio de Melo reclamou de um banco no twitter: chamar a atenção com um humor forte e provocativo! Não confundam “marketing da zoeira” com Gonzo Marketing, conceito apresentado por Christopher Locke em seu livro Gonzo Marketing: Winning Through Worst Practices. Apesar que o marketing da zoeira bebe muito dessa fonte, já que se desvincula das formas e linguagens da publicidade tradicional. Mas o genial mesmo, nessa peça de marketing em particular, é o nível da provocação que a equipe da David São Paulo, criadora da campanha para o Burger King, conseguiu atingir!
Há, intencionalmente ou não, em um dos frames desfocados, uma linha de pixels ligeiramente esverdeada, que remete muito às folhas de alface que são colocadas no “outro Big”, e isso tornou a peça ainda mais divertida! Sim… há quem acha a ironia, sarcasmo, e provocação das campanhas do Burger King divertidas, e há aqueles que gostam de palhaços! O importante é que há espaço para todos nesse mundo, e o meu paladar agradece!