Giannis Antetokounmpo é um jogador profissional de basquete , nascido na Grécia em 6 de dezembro de 1994. Ele atualmente joga como ala-pivô no Milwaukee Bucks na NBA (National Basketball Association). Giannis é conhecido por seu tamanho impressionante, agilidade e habilidade em todas as áreas do jogo, incluindo pontuação, defesa, rebotes, assistências e roubadas de bola e foi selecionado pelo Milwaukee Bucks como a 15ª escolha geral do Draft da NBA de 2013, começando sua carreira na liga como um jogador cru e pouco conhecido.
Durante uma entrevista coletiva após a eliminação dos playoffs da NBA em 2019, um repórter o perguntou se ele achava que a temporada do Bucks tinha sido um fracasso por não ter alcançado as semifinais da Conferência. A resposta de Antetokounmpo foi a seguinte:
“Não, não é um fracasso. Quando você tem confiança em si mesmo e acredita em si mesmo, você acredita que pode fazer qualquer coisa. Claro, nós gostaríamos de ter ido mais longe, mas eu não acho que a temporada tenha sido um fracasso. Nós apenas temos que continuar melhorando, continuar crescendo como uma equipe e como indivíduos, e voltar mais forte na próxima temporada”.
A determinação que Giannis demonstrou na entrevista foi colocada em prática, tendo o grego se tornado um dos jogadores mais dominantes e populares da NBA, vencendo o prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP) em duas temporadas consecutivas (2019 e 2020), levando o Milwaukee Bucks ao título da NBA em 2021, sendo nomeado MVP das Finais, além de ter sido indicado para o prêmio em 2022 e 2023.
Na temporada 2022/2023 aconteceu algo parecido, o time de Milwaukee foi eliminado pelo Miami Heat, (que contou com um Jimmy Buttler ativando o “Mode God” durante a série de 4×1), e mais uma vez o gigante grego foi questionado sobre o fracasso da temporada.
Mostrando irritação com a insistência da pergunta, Giannis respondeu mais uma vez mantendo o pensamento de campeão. Confiante, mostrou para todos o quanto é importante confiar no processo, que nem sempre se conquista o título desejado pois existem outros grandes times na competição com o mesmo objetivo e são vários os fatores que influenciam na vitória em um jogo da melhor liga de basquete profissional do planeta, e viralizou.
A partir da resposta do grego e da viralização do vídeo com o discurso veio a tona o questionamento a respeito do que é realmente o fracasso, as reações que geralmente acontecem quando não se atinge a primeira posição e sobre a importância de se mudar o discurso de que tudo é fracasso a menos que se conquiste o título.
Essa reação de desapontamento e insatisfação com um resultado que não seja o primeiro lugar em uma competição pode ser explicada por vários fatores, incluindo a psicologia humana e as expectativas pessoais e sociais.
Uma das principais razões é que a sociedade em que vivemos valoriza muito a vitória e coloca grande pressão nos competidores para alcançarem o primeiro lugar. Isso leva a uma mentalidade de “tudo ou nada”, onde um segundo lugar é visto como um fracasso ou uma derrota em vez de um sucesso.
Essa pressão social pode levar os competidores a definir expectativas irrealistas para si mesmos, acreditando que apenas o primeiro lugar é digno de reconhecimento ou que a falha em vencer significa que todo o esforço foi em vão.
Além disso, a psicologia humana desempenha um papel importante nessa reação. Estudos mostram que a maioria das pessoas tende a focar mais nas perdas do que nos ganhos, e a sensação de perda é mais intensa do que a sensação de ganho equivalente. Em outras palavras, a sensação de desapontamento por não ganhar o primeiro lugar pode ser mais intensa do que a sensação de satisfação por ter conseguido um segundo lugar.
Em um estudo mais recente, publicado na revista “Sport, Exercise, and Performance Psychology”, os pesquisadores analisaram a relação entre a percepção de fracasso e a motivação para melhorar. Eles descobriram que os competidores que viam um resultado abaixo do esperado como um fracasso eram mais propensos a se sentir desmotivados e desencorajados a continuar competindo, enquanto aqueles que viam o mesmo resultado como uma oportunidade de aprendizado e crescimento eram mais propensos a se sentir motivados a melhorar e a continuar competindo.
A fala de Antetokounmpo é muito consciente, chega em um momento importante da atualidade e podemos utilizá-la como motivação para outras áreas e para nossa própria vida. Com tantos layoffs acontecendo é importante manter o pensamento positivo, entender que esse momento é passageiro e não o fim de todo processo.
Que devemos buscar ser a melhor versão de nós mesmos sempre, mas é preciso se perguntar: até que ponto devemos nos cobrar para que isso aconteça?
É preciso analisar o que é o fracasso. Será que é aquela promoção que você tanto queria e não veio? A busca por um novo emprego não aconteceu no primeiro mês de procura? Não consegui passar no vestibular? Não ganhou o campeonato?
Entenda a ideia que Giannis está querendo passar. O fracasso não é não conseguir atingir seu objetivo de momento, e sim desistir do seu maior objetivo. Essas derrotas momentâneas sempre estarão em nosso caminho, e por mais difícil que seja devemos fazer de tudo para transpor esses obstáculos, analisando o caminho que levou até a derrota para voltar mais forte para as próximas batalhas.
Só vai.