Se você acha que a única forma de odiar cores seria aplicando-as em um degradê mal feito, está errado. O governo australiano decidiu iniciar uma busca pela cor mais repugnante aos nossos olhos. Para isso, contrataram a agência Gfk Bluemoon, onde os pesquisadores trabalharam por incessantes três meses até encontrá-la. Você deve estar se perguntando o motivo.
Nada mais nobre: combater o tabagismo. Em 2012 a pesquisa teve fim e a cor escolhida foi o Pantone 448 C (opaque couché). Um tom castanho depressivo que, segundo a agência, teria ação instantânea em afastar consumidores de um produto que mata 6 milhões de pessoas por ano, no mundo.
Com a conclusão do estudo, o governo da Austrália decidiu fazer utilização da cor em todas as embalagens de cigarro, obrigatoriamente. Outros países como Irlanda, França e Reino Unido adotaram a estratégia. Na França, a lei foi aprovada em dezembro de 2015, então todas as identidades visuais foram substituídas pelo padrão do opaque couché. O caso mais recente foi no Reino Unido, onde a lei começou a valer no fim de maio desse ano.
Por muito tempo, a campanha de promoção do cigarro foi legal e atraiu toda uma geração ao vício. Era aclamado culturalmente através da publicidade. Você já viu os comerciais antigos da Marlboro e outras marcas?
Nos países onde o Pantone 448C já é utilizada há algum tempo, o índice de adesão ao consumo do cigarro está caindo expressivamente. Essa é mais uma das provas do quanto uma cor pode influenciar nossas decisões e sentimentos quanto a produtos, embalagens e designs no geral. Ou vai me dizer que ainda não conhece o poder das cores?
Fonte: Metro