A Expansão da Tecnologia dentro do Mercado da Publicidade

A Expansão da Tecnologia dentro do Mercado da Publicidade

Por Oliver Pontes

Diante da segmentação personalizada que permite a publicidade online, sua compra em tempo real e a medição quase instantânea de seus resultados, a publicidade em outras plataformas sofre com uma imagem desatualizada entre os anunciantes.

Segundo uma pesquisa feita pela NZN Intelligence, 74% dos consumidores brasileiros dão preferência para compras online. Enquanto que, por exemplo, um anúncio de 30 segundos no horário nobre (das 20h30 às 21h20) da TV Globo, líder de audiência, pode custar cerca de 800 mil reais e tem limites como maior ou menor alcance a depender do horário em que é divulgada, as outras mídias como anúncios no YouTube, sites, aplicativos, etc. não tem esse tipo de privação de liberdade, tornando-se muito mais atrativa para quem deseja anunciar seu produto.

A área da tecnologia voltada para a publicidade é uma das mais rentáveis atualmente no mercado, tanto que os maiores bilionários existentes no mundo são empresários inseridos nesse ramo. A divisão de Pesquisa da Google cresceu 44% e gerou 37,9 milhões de dólares em publicidade.

Os anúncios também cresceram no YouTube (+43% para 7,2 milhões de dólares) no ano de 2021. Outro que também se destaca é o crescimento do negócio da Google Cloud, que mesmo modesta em comparação com as outras divisões da Alphabet (empresa da Big Tech norte-americana e casa-mãe da Google) passou de 3,4 para 4,99 milhões de dólares, sendo muito bem sucedida na transformação digital das empresas imposta pela pandemia de covid-19.

Outros aplicativos que auxiliaram imensamente as empresas nesse período de pandemia, permitindo que funcionassem no modo home office e tiveram um crescimento de uso exponencial foram o Microsoft Teams, o Google Duo e o Discord.

O advento do marketing digital permitiu também dinamizar muito mais anúncios que tinham a sua divulgação feita em áreas externas urbanas, através de outdoors, transformando estes em uma forma de veiculação arcaica e substituido-os por painéis de LED interativos e por isso mesmo muito mais versáteis e eficientes.

As campanhas que utilizam esse tipo de tecnologia são chamadas de Digital Out of Home, também conhecida como publicidade DOOH. As pessoas passam 70% do tempo ao ar livre, o que significa que são mais acessíveis à publicidade externa do que a tradicional, diz Abdul Fares, co-fundador de uma das maiores empresas do tipo.

Não é apenas o aumento do número de plataformas disponíveis, mas também a clareza dos dados de audiência que tem ajudado o crescimento do setor. Há um conhecimento mais aprofundado de quem está consumindo o conteúdo e esses dados podem ser usados para personalizar suas propagandas. As marcas que entenderem a personalização de seu público alvo serão as que terão sucesso. O ambiente de publicidade digital de hoje é complexo de entender. É por isso que as novas tecnologias finalmente permitem dar respostas tangíveis aos desafios enfrentados pelos anunciantes

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1 Comentário

Pedro Silva 19 de julho de 2023 - 19:58

Gostei especialmente de como aborda a preferência dos consumidores por compras online e o impacto positivo das plataformas digitais como YouTube e Google na indústria publicitária

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