Por que a criação de uma marca é importante? Porque as pessoas geralmente escolhem os produtos com base no valor percebido em vez de pensarem no valor real. Com a marca certa, as empresas podem aumentar o valor de seus produtos, estabelecer relações com seus clientes que atravessem gerações e fronteiras, e manter essas relações eternamente. “David Airey”
Costumamos julgar os livros pelas capas, seja justo ou não. E é por isso que o valor de um serviço/produto é, geralmente, maior do que o valor real. A mesma identidade visual vista por muito tempo constrói confiança, e a confiança faz com que os consumidores voltem a comprar mais. É como colocar um rosto em um nome – os logos ajudam as pessoas a se lembrar de suas experiências com as empresas. O seu nome por exemplo é a sua marca, se alguém te chamar por outro outro nome ou pronunciar seu nome errado, certamente você vai corrigi-lo a cerca do uso de sua marca (nome). Pois criar marca é coisa séria e não pode ser feita de qualquer maneira, é o seu futuro que está em jogo, é o futuro da companhia contratante, a situação é toda uma engrenagem que precisa de um designer apto para lidar com ela.
Qualquer um pode desenhar um logo, mas nem todos podem desenhar o logo certo. Um projeto bem-sucedido pode atingir os objetivos traçados em seu briefing, mas um bom logo ou marca também deverá ser simples, relevante, duradouro, único, memorável e adaptável, isso é o que faz diferença, é o que cria laços eternos e fideliza clientes. Segue a abaixo, algumas marcas que precisaram passar por um redesign para continuar fortes no mercado e estreitando o laço de confiança com seus clientes:
Tantas exigências podem parecer algo absurdo. E são. Lembre-se: você tem de conhecer as regras em qualquer trabalho antes de poder quebrá-las de forma bem-sucedida. Um chefe de cozinha não pega simplesmente os ingredientes de algum lugar mágico. Ele pega uma receita já testada, aceita-a, e modifica-a até criar um prato com sua assinatura. Isso também se aplica à criação de marcas. Os elementos básicos das identidades clássicas de marcas que se tornam ícones são os ingredientes da nossa receita, então vamos examiná-los, bem de perto, antes de você sair por aí e tentar ganhar os seus freelas.
E eu já ia me esquecendo de indicar o livro que me serviu de inspiração: “Design de logotipos que todos amam”. Pra quem se interessa por criação de marcas e identidade visual, vai ser de grande valia.
Boa sorte amigos e até a próxima!