A linha faz parte de um dos mais importantes elementos na composição de projectos de design gráfico. Em alguns casos ela sobressai, em outras ela torna-se suave, mas sua presença torna-se sempre permanente e um grande diferencial na percepção visual. A linha funciona como algo espectado no olho, sempre faz alguma diferença. É um importante guia visual, um elemento que ao ser combinado com os demais chama atenção de espectadores e aumenta o interesse visual da peça. Segundo o site shutterstock designers utilizam as linhas e as formas para: chamar atenção para informações importantes (muitas vezes texto), separar diferentes informações e acrescentar apelo visual.
Adicionam hierarquia visual
As linhas constituem elementos importantes para adicionar hierarquia aos projectos de design, ajudando a destacar em ordem de importância os elementos da composição. “Elas são elementos organizacionais excelentes, porque delimitam texto e elementos visuais, por exemplo.” Esse vantagem é muito explorada por designers para casos em que se tem muito conteúdo.
Criar secções de informações
As linhas são também usadas para criar secções em texto, de forma muito leve. São aplicadas linhas mais finas e menores, que dão também um toque a estético ao projecto no seu todo. Por isso revistas, blogs e sites recorrem a elas, para dar uma separação do conteúdo a ler lido.
Destacar Informações
Existem formas que são usadas apenas em contorno, seu objectivo não é apenas estilizar, mas também destacar o texto principal. As formas com linhas podem igualmente ser aplicadas para garantir estabilidade entre as formas, atribuindo melhor estética e estilo a peça. Harmonia, precisão e segurança, são algumas das razões que movem os designers a recorrer ao uso de formas em linhas.
As linhas constituem parte base do design gráfico, todo projecto de design apresenta linhas ou sua combinação, a forma resulta dessa combinação. A sua combinação é um interessante exercício e seus resultados são passam despercebido aos bons olhos, tornam a comunicação mais impactante e estimulam o espectador.