Olá Pessoas!
Essa semana foi anunciada a junção da Telecom Itália com a TIM em megaevento em Roma que teve até a participação de Tim Berners-Lee, o criador do WWW. A Telecom Itália vai abandonar o nome e outras 9 marcas com quem trabalha, e adotar o nome “TIM” para todas as suas operações comerciais. A empresa fundiu todos os seguimentos de mercado e criou uma nova marca unindo os princípios de solidez e segurança das duas marcas.
A intenção é combinar o logotipo com o posicionamento de um novo serviço inovador através do desenvolvimento de plataformas. Entre algumas melhorias, foram citadas: convergência fixo-móvel ativado pela internet, novos dispositivos, tecnologia e plataformas digitais, redes de ultra banda larga móvel e computação em nuvem da nova era da tecnologia da informação. São algumas melhorias prometidas pela marca nessa união.
É importante que se entenda que não é TIM contra Telecom, mas agora, as duas marcas trabalham juntas com o propósito de mais inovação para o mundo mobile. Por isso não é apenas a TIM que mudou de logotipo, mas sim, a união entre duas marcas que resultará numa parceria sólida e com serviços melhorados para atender melhor o público.
Além disso, o grupo vai inaugurar uma nova sede entre o fim de 2016 e o início de 2017, no bairro de EUR, em Roma. O prédio da empresa será um dos edifícios de menor impacto ambiental da Europa.
A nova marca vai unificar o Grupo TIM com seus 30 milhões de linhas móveis e 12 milhões de conexões de rede fixa na Itália e seus 72,6 milhões de clientes no Brasil. TIM desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico da Itália, com um plano de investimento de 10 mil milhões de euros para os três anos 2015-2017, – 5 mil milhões de euros dos quais são exclusivamente dedicados a tecnologias fixas e móveis digitais inovadores e o desenvolvimento de infraestruturas de nuvem e data centers. Graças ao seu investimento e compromisso com a digitalização da Itália, TIM hoje abrange mais de 41% da população italiana com rede de fibra e 87% com a tecnologia LTE. Seu objetivo é chegar a 95% da população com LTE e 75% com fibra ótica em 2017.
Logotipo vem com um desenho mais moderno e atual para o público. Usando uma estética minimalista, o logo manteve as cores originais das duas empresas, sendo mudado apenas o símbolo e a tipografia. No símbolo, vemos três traços na horizontal, onde dois são cortados no meio, formando o “T” maiúsculo da marca, a Gestalt se fez presente hein?!
Após algumas pesquisas e várias olhadas em outros blogs e sites da internet, percebemos que o símbolo usado no logo lembra de alguma forma o símbolo Gèn da culltura chinesa, que por sua vez representa montanha, será que é inspiração? Ou alguma coincidência?
A tipografia foi desenhada trazendo um traço mais leve e forte, ela também apresenta um pequeno arredondamento nos cantos dos caracteres, acredito que para combinar mais com o novo símbolo da empresa.
A TIM Brasil vai seguir o movimento da matriz italiana e reformular sua marca. Mas diz que ainda não definiu quando a nova identidade visual será aplicada a seus produtos e campanhas por aqui. Segundo a companhia, “sua adoção no país seguirá um processo específico”, que será divulgado “futuramente”.
Evolução da Marca
O logotipo da marca TIM passou por acentuadas alterações ao longo dos anos. O tradicional logotipo da marca com fundo azul foi adotado a partir de 1997 e passou pela última atualização no ano de 2004, quando ganhou uma nova tipografia e mudança no símbolo.
https://www.youtube.com/watch?v=eyjcD2-ChW0&feature=youtu.be
E aí, o que acharam da nova marca da TIM? Tá aprovada?
Fala aí nos comentários. (;