E aí, seus haters de gradiente…. brincadeira.
Em algumas peças (e marcas!), o uso dessa técnica de cores pode cair muito bem, inclusive para criar ambientes e brincar com iluminação. Vim falar aqui sobre um truque que pode ajudar muito na finalização das suas artes com degradê, tanto para o digital quanto o impresso.
Muitas vezes, ao gerarmos ou usarmos imagens com gradiente, eles acabam ficando o que chamamos de “estrias”, principalmente no momento da exportação. Esse termo é utilizado para se referir às quebras de cor nos tons do gradiente, quando elas se tornam acentuadas, dando a impressão de um trabalho mal feito, ou um layout de baixa resolução, como no exemplo abaixo.
Existe um método que pode disfarçar essas interferências, garantindo um resultado de impressão ou de saída web mais satisfatório. Selecione a layer (camada) em que está o degradê “estriado” e a transforme em um Smart Object (Objeto Inteligente), pois desta forma você poderá manter os filtros que aplicar em um formato onde é possível modificá-los posteriormente, ou desativá-los.
Em seguida, vá em Filters (Filtros) > Noise (Ruído) > Add Noise (Adicionar Ruído). O indicado para adição de Noise está entre 1% e 8%. dependendo do tamanho do layout. Para impressos, sugiro que use no máximo 3%.
Confira a melhoria, mesmo que sutil, no degradê que gerei para exemplificar. Isso acontece porque o efeito de Noise cria mais pixels, com tons próximos aos originais, melhorando a sensação de uniformidade no efeito gradiente.
Espero que a dica seja útil e até a próxima!
Capa do artigo: Fotolia