Além da Imersão: o poder do 3D no live marketing e a evolução das experiências de marca

Além da Imersão: o poder do 3D no live marketing e a evolução das experiências de marca

Por Design Culture

Imagem de capa: Com arquitetura moderna e aconchegante, o estande da Imerys na Hortitec – uma das maiores exposições técnicas de horticultura, cultivo protegido e culturas intensiva do país – foi um dos destaques da feira.Crédito: faro ag

Uma marca de sucesso sempre está vinculada à uma publicidade bem planejada, sólida e impactante. Para garantir isso, muitas delas recorrem aos modelos 3D para visualizar melhor a campanha de marketing que está em desenvolvimento e levar uma experiência diferenciada para o público-alvo. A demanda para essa área de atuação tem crescido exponencialmente. De acordo com o relatório da Global Market Insights, Inc. — A indústria de renderização 3D  superou o valor de mercado de US$3 bilhões em 2022 — e tem expectativa de crescimento para US$35 bilhões até 2032.

Através das aplicações tridimensionais, as marcas podem alcançar um novo patamar de inovação e personalização em suas ações e produtos. Um grande exemplo é a Lu do Magalu. Mas, para a loja chegar ao avatar oficial e o engajamento que eles têm atualmente, muitos conceitos foram esboçados e testados até chegarem no resultado final. Hoje, a Lu é a influenciadora digital mais seguida do mundo. Mas o que isso tem a ver com o Live Marketing? Tudo! No mercado de Live Marketing, para uma marca gerar inovação, impacto e engajamento por meio da utilização de recursos 3D, seja na pré ou pós-produção, é necessário que a demanda esteja estreitamente alinhada com o time de arquitetura cenográfica. Uma vez que a direção foi traçada, é possível gerar resultados incríveis – como fez a Brahma.

Imagem: espaço Lounge Brahma projetado e produzido pela faro para a Neo Química Arena.

Crédito: faro ag

Em fevereiro deste ano, projetamos e produzimos para a marca da Ambev o Lounge Brahma na Neo Química Arena do Corinthians, que estreou no jogo entre Corinthians x Botafogo-SP, oferecendo uma nova experiência para torcedores do Timão. Para a concepção deste projeto cenográfico, o uso do 3D foi essencial, pois tínhamos um desafio: não descaracterizar duas identidades visuais distintas, mas integrá-las para criar um ambiente onde os torcedores pudessem aproveitar o jogo sem sair do clima do estádio.

Pré-visualizando o Lounge em 3D, conseguimos analisar e testar diversas combinações possíveis. Hoje, os torcedores corintianos podem desfrutar de um espaço moderno e amplo, que reflete as características das duas marcas e consegue transmitir um único sentimento através de todos elementos utilizados: “estamos todos unidos para fazer a festa pelo Corinthians”.

Os elementos tridimensionais conseguem representar fielmente o resultado do projeto, gerando um profundo detalhamento de cores, texturas,iluminação, áreas e proporções. Tendo a perspectiva em menor escala, tanto o cliente quanto o time de arquitetura cenográfica podem fazer ajustes completos ou parciais no planejamento e na execução do projeto, como foi com a Imerys, a mineradora multinacional francesa.

A integração do 3D resultou em um planejamento e uma execução eficaz para o estande da Imerys na Hortitec, uma das maiores Exposições Técnicas de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas do país. O local era moderno, elegante, fiel a identidade visual, impactante e com espaços bem definidos, proporcionando um atendimento personalizado aos visitantes.

Um ponto de destaque para os eventos: é sempre importante ter o arquiteto responsável pelo projeto acompanhando a execução e levando todo o material necessário (caderno técnico, tablet e trenas, etc). A presença desta figura vai garantir que a entrega final esteja de acordo com o planejado.

A tecnologia 3D é capaz de ampliar os horizontes da personalização e comunicação com o público. Como o estande do Boticário que fizemos para ativar a marca no Festival de Inverno de Campos do Jordão, o projeto 360 que contou com vários locais instagramáveis, foi inteiramente fundamentado nos quatro pilares da marca e no perfil do público que visita a região e o evento.

Imagem: estade projeto para a marca O Boticário ativar no Festival de Inverno 2023 de Campos do Jordão. Crédito: faro ag

O espaço criado foi capaz de potencializar e promover conexões, experiências e boas memórias nas pessoas, transmitindo mensagens de amor, carinho e sustentabilidade. Enquanto o público também concorria a prêmios e conhecia as novas fragrâncias da marca.

As demandas do mercado estão aumentando, principalmente na área de eventos, como na criação de estandes. Entretanto, quando os profissionais de arquitetura saem para o mercado e se deparam com tal demanda, poucos são especializados em  projetos cenográficos. Por isso, o ponto-chave é a curiosidade para o aperfeiçoamento.

Sobre a faro ag

A faro ag traz em sua bagagem a expertise de 17 anos de experiência em entretenimento da Faro Eventos, que já impactou mais de 200 mil pessoas em eventos próprios, como a festa Faro de Gol durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo e a Faro de Verão. Faz parte da Faro Participações, uma holding proprietária de 12 empresas – como Laroc,Quadro Labs, Lanup, Ame, entre outras – especializada no setor de entretenimento e gastronomia.

Especialista em ativação de marca, conta com nomes como Ambev, O Boticário, Kärcher e Iguá Saneamento em seu portfólio de clientes. Com a missão de converter ideias em experiências inesquecíveis para os consumidores de diferentes marcas, a agência soma mais de 120 ativações por ano, tendo entre seus cases ações com Becks na 1ª edição do Primavera Sound no Brasil, Spaten no Festival de Inverno de Campos do Jordão e Beats no Rodeio de Americana. Saiba mais: faroag.com.br | instagram.com/faro.ag/ | instagram.com/faroeventos.

Por Mayara Oliveira – Head de Projetos da faro ag

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