Cinema e Séries

Análise – O Homem do Norte 

 O sanguinário Eggers:  

Como o esperado, a parceria do renomado diretor Robert Eggers (“A Bruxa”, “O Farol”) com o romancista islandês Sjón, deu certo! “O Homem do Norte” é um thriller épico de vingança que explora tudo o que um príncipe Viking é capaz de ir para fazer justiça pelo assassinato do seu pai. O filme que chega aos cinemas de todo o país nesta quinta-feira (12), é típico do Eggers, que é conhecido pelas suas tramas brutais, sangrentas, lutas e até um pouco de misticismo. 

A nova trama é interessante e traz a realidade da cultura nórdica. Há muito tempo não se via uma retratação tão realista dos vikings, sem a fetichização das roupas de couro, sem o cabelo de cantor de rock e trazendo personificação de um animal raivoso. É a típica história que faz você sair de casa para assistir.  

Todo o enredo gira em torno do príncipe Amleth, Alexander Skarsgård (Godzilla vs. Kong), que presencia ainda criança, a morte de seu pai. E desde então, promete vingar-se de quem cometeu tal crime, pronunciando o mantra “Eu vou vingá-lo, pai. Eu vou salvá-la, mãe. Eu vou matá-lo, Fjölnr.” de forma repetitiva, que serve para manter viva toda sede de ódio e vingança e assim desenvolver todo roteiro do personagem.  

Por tratar-se do Eggers, esperava-se que o thriller fosse cheio de mistérios e surpresas que prendessem público, como é visto em outras produções do próprio diretor. Mas, não houve tal narrativa. O filme conta ainda com a belíssima atuação de Ethan Hawke (Cavaleiro da Lua), Anya Taylor-Joy, Willem Dafoe, Björk e Nicole Kidman, que já trabalhou com Eggers em “A Bruxa”, e obteve o auge da carreira desde então. Nos primeiros dois atos, a trajetória de Amleth parece que será vitoriosa e heroica até o momento que ele se transforma em Berserker, essa fervorosa batalha por vingança é mais e mais alimentada. Porém, no terceiro ato, esperava-se algo que pudesse surpreender o público de forma esplêndida e acabou desapontando. Mas, “O Homem do Norte” é uma grande produção, com uma fotografia impecável, um grande elenco e uma ótima pedida para os amantes de cinema e contos sobre Vikings.   

O Homem do Norte (The Northman, EUA – 2022)  

Direção: Robert Eggers  

Roteiro: Robert Eggers, Sjón  

Gênero: Ação, Aventura, Drama  

Elenco: Alexander Skarsgård, Anya Taylor-Joy, Nicole Kidman, Claes Bang, Ethan Hawke, Gustav Lindh, Elliott Rose, Willem Dafoe, Phill Martin, Eldar Skar, Olwen Fouéré, Oscar Novak, Björk 

Duração: 137 m 

Clique aqui para comentar ( )

Somos um veículo que trata sobre Design, Comunicação, Cultura, Artes, Ações criativas e empreendedoras. Acesse diariamente. Você é a nossa inspiração.

Porto Digital
Empresa embarcada no Porto Digital
Email Marketing certified by E-Goi
Um projeto Uncod Pro
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência possível. Se continuar a usar nosso site, entenderemos que você está de acordo.