Artes Anitta e o Design – o que eles têm em comum?

Anitta e o Design – o que eles têm em comum?

Por Eric Frantto

A resposta a essa pergunta se mostra com a Identidade Visual de alto nível apresentada pela cantora brasileira da música pop, Anitta, em seu novo projeto, intitulado “Bang”. E o que é melhor, um job assinado pelo Designer/Diretor Criativo Giovanni Bianco, que detém um portfolio bastante robusto e invejável.

imagem02

Giovanni não é apenas um designer comum. E isso faz com que esse projeto, levando em conta os conceito e produção visuais, sejam ainda mais apreciáveis e admirados. Clientes como Madonna, Vogue Italia, Arezzo, Dolce & Gabbana e Steven Klein fazem com que o Giovanni seja ainda mais admirado como profissional. Um portfolio de peso como esse merece respeito. E Anitta não perdeu tempo -nem oportunidade- de usar isso a seu favor.

Aliás, diga-se de passagem, a proposta publicitária da cantora vem sendo razoavelmente bem elaborada. Segundo o próprio Bianco, a cantora lhe passou um briefing muito precioso, dizendo: “Quero e preciso falar com as crianças e com os adultos. Meus fãs têm todas as idades. Quero algo divertido, pop, feliz”. E essa foi a inspiração total de que Bianco precisou. O resultado foi certeiro: o produto de venda tem alcançado grande êxito e o Design está ligeiramente ligado a esse sucesso.

imagem-4

O projeto “Bang” chegou repleto de cores, luz, linhas e visual arrojado. Faz referência direta à Quadrinhos e Cultura Pop, com visual e estilo próprios desta. A onomatopoese implícita do projeto, com expressões que simulam barulhos corriqueiros e linkados à letra da música representados de forma gráfica e inusitada, encorpa ainda mais o job, no sentido de enriquecer os conceitos atrelados à construção do álbum.

imagem-3

O que se esperava com esse projeto, foi alcançado. A música envolvente, o estilo musical atrativo e “grudento” junto ao Design inovador e diferenciado só rendeu bons frutos à artista. Lançado originalmente em 13 de outubro de 2015 pela Warner Music, o álbum alcançou a terceira posição, vendendo mais de 100 mil cópias.  Algumas horas após a publicação do projeto de capa, a repercussão nas redes sociais  foi evidente e logo virou meme, sob a ótica remixada própria de um sistema de comunicação em rede forte e massivo como o atual.

imagem-1

Fãs e famosos, ao divulgarem fotos imitando a pose da cantora na capa do álbum mostram claramente como o projeto agradou tanto, seja por sua apresentação inusitada ou mesmo pela qualidade do design aplicado.

Assim sendo, ambos, a cantora e o artista gráfico acertaram em cheio com essa parceria de sucesso.

E por hoje é isso. Que a força esteja com você e…”Bang”!

Pra quem ainda não viu esse projeto, aí vai o resultado:

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail