As Aventuras de Tadeo 2 | arqueologia e aventura para a criançada – Design CultureAs Aventuras de Tadeo 2 | arqueologia e aventura para a criançada – Design Culture
Cinema e Séries

As Aventuras de Tadeo 2 | arqueologia e aventura para a criançada

Dando continuidade ao longa de 2012 que apresenta Tadeo Jones, o pedreiro que sonha ser arqueólogo, As Aventuras de Tadeo: O Segredo do Rei Midas faz agora a trupe formada por Tadeo, agora estudante de Arqueologia, o cãozinho Jeff, a arqueólogoa Sara Lavrof, sua assistente Tiffany e o pássaro Belzoni se arriscarem na Europa em busca de uma grande descoberta antiga: a caça às três peças do colar do Rei Midas, presenteado por Apolo e que tem o condão de transformar qualquer coisa em ouro.

O filme tem origem espanhola e foi dirigido por Enrique Gato (No Mundo da Lua) e David Alonso (responsável pela animação do primeiro longa sobre Tadeo Jones). O roteiro ficou veio das mãos de Paco Saez, Javier Lopez Barreira, Neil Landau e Jordi Gasull.

Sara (dublada por Michelle Jenner no idioma oficial) é uma destemida arqueóloga que viaja o mundo em busca de suas pesquisas, ao passo que Tadeo (originalmente dublado por Óscar Barberan) dá início ao curso sonhado de Arqueologia enquanto trabalha na construção civil de Chicago. Quando Sara é raptada por um caçador de tesouros, cabe a Tadeo e Tiffany (Adriana Urgate) embarcar nas anotações de Sara para solucionar o mistério a tempo de salvar os tesouros do Rei Midas. Na jornada, os pets e a Múmia (apresentada no primeiro filme) também formam o esquadrão que resgatará Sara.

De caráter essencialmente infanto-juvenil, o longa conquista a atenção do público por apostar na resolução de segredos antigos e no visual terroso das escavações e criptas escondidas ao longo do velho mundo. Uma vez que o primeiro filme se voltou à Machu Picchu, a continuação se passa entre sítios e museus espanhóis e turcos e a retratação desses locais em forma de animação teve um resultado visualmente interessante. Ainda que destinada a pessoas de pouca idade, a trama impõe um nível intelectual interessante ao requerer atenção de seu público para conseguir realizar o encaixe das partes.

Os personagens são carismáticos e conquistam a torcida do público por um romance constantemente interrompido e desacreditado pelos amigos de Tadeo, que passa a história toda tentando pedir Sara em namoro, mas sem sucesso. A dupla de animais são um show à parte. O fofíssimo Jeff e o sagaz Belzoni atraem tanta atenção quanto os humanos e a lealdade dos dois arremata a empatia da plateia; mas nada se compara à Múmia, que detém para si toda a irreverência ao conhecer a vida moderna e não se escusa de ser apresentada às novidades do Século 21 em seu visual unissex e escandaloso.

O filme consegue retratar a evolução individual dos personagens e especialmente de Tadeo, que teve seus projetos adiados por muito tempo, mas ensina que sempre há tempo de reaver aquilo que se deseja. O desaparecimento de Sara põe à prova a valentia de Tadeo e a inteligência de Tiffany, que se subjuga excessivamente e enxerga nessa aventura a possibilidade de auto realizar-se.

Pela reunião de elementos visuais e com um roteiro aprazível, As Aventuras de Tadeo 2 é uma boa aposta do mercado espanhol para as férias escolares que se iniciam nessa temporada. O longa pode ser enquadrado como uma animação direcionada a toda a família, uma vez que os pais que acompanharem as crianças a essa exibição certamente também conseguirão se divertir com as desventuras no mundo da arqueologia.

O longa estreia nesta quinta-feira, 21 de dezembro e o trailer encontra-se no link a seguir:

 

Clique aqui para comentar ( )