Design As ONGs e seus anúncios

As ONGs e seus anúncios

Por Nataly Rivas

A publicidade se encontra em todos os meios, desde escolas até grandes corporações mundiais. Ela tem um objetivo principal, informar algo para o seu público-alvo. Uma das instituições que usam essa forma de comunicação são as ONGs (Organização Não Governamental). Com as suas peças publicitárias criativas, não dispensam de um bom diretor de arte e um redator que tem o domínio das palavras. Conheça agora algumas ONGs de conservação da natureza, que investem em publicidade e que esbanjam na originalidade.

PETA

People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), conhecida por suas campanhas e ações polêmicas para lutar pelos direitos dos animais, se utilizam mais de fotografias e tem uma preocupação na composição dos objetos nas imagens.

Essa ONG não existe no Brasil, mas você pode conferir várias peças em diferentes idiomas na internet.

PETA foie gras

Anúncio contra a produção e consumo de foie gras da PETA  Alemanha.

Este vídeo da PETA Ásia  que viralizou, foi lançado este ano e quem assistiu ficou chocado com o que foi mostrado: 

 

SOS Mata Atlântica

Com foco na preservação da Mata Atlântica, a sua criatividade se encontra em pegar elementos que já existem e colocar em diferentes ângulos, assim surge uma nova imagem. Um clássico são as árvores na horizontal, uma oposta a outra formando um pulmão.

A linguagem não verbal, no caso metonímia é muito clara e incentiva o receptor a refletir e chegar a conclusão por seus próprios meios.

SOS Pulmão

 

SOS raízes

AKATU

Com títulos criativos e com um toque de personificação, as campanhas da AKATU tem uma leveza, mas não deixa de lado as causas por quais lutam.

Com foco na conscientização e mobilização da sociedade para o consumo responsável, estimula o estilo sustentável de vida.

 

akatu água 1

akatu água

 

Greenpeace

Tem a missão de preservar a natureza, tanto na parte da flora, quanto da fauna. Uma das maiores OGNs do mundo, ela investe muito em publicidade e a maioria das vezes são muito impactantes.

Através de algo chocante, eles procuram sensibilizar a sociedade por meio de elementos visuais e fazem o público pensar sobre o que se trata a imagem.

greenpeace árvores
greenpeace onça

WWF

A World Wide Fund for Nature (WWF),iniciou a ação Hora do Planeta que luta contra o aquecimento global. Combate a degradação do meio ambiente, atua em investigações  e recuperação ambiental.

Muitas vezes utilizam elementos  que são característicos da cidade para retratar alguma situação na natureza.  

wwf água

wwf urso

Os materiais publicitários de  ONGs tem o costume de utilizar bastante a linguagem não verbal e apelar para o impacante, através das artes e dos textos sinceros. Se pode notar que existe uma grande pesquisa atrás de cada anúncio e a preocupação de passar a mensagem por algo que não é óbvio.

 

Imagens: Pinterest, SOS Mata Atlântica , Akatu, BuzzFeed.

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail