Tecnologia

Band 6 e Freebuds 4i: Hands On e impressões

A Huawei nos enviou os equipamentos e tivemos a oportunidade de testá-los e a qualidade impressionou!!!

Ahhh… escrever sobre um lançamento é bom, mas viver a experiência de uso é uma outra história! A Huawei nos enviou uma Band 6 e o Freebuds 4i para testarmos, e a qualidade de ambos foi genuinamente impressionante.

Já sou habituado aos equipamentos da Huawei há vários anos, desde que trabalhava em um provedor de internet, e em casa, com internet via fibra ótica, possuo um modem da marca. Uma experiência excelente, visto que o equipamento já está comigo há alguns anos e não manifestou um único problema sequer.

Com isso, fiquei muito empolgado para ver como os dispositivos “domésticos” da companhia se comportam e a experiência foi assombrosamente positiva!

Vamos às minhas impressões!

Embalagem

A primeira experiência já foi demais: as embalagens são lindas, e sólidas, e de cara já mostram que, apesar do preço competitivo, a Huawei não está de brincadeira. A sensação pela embalagem é a de que você comprou o produto mais premium do mercado! Peço desculpas pela foto, que não faz jus ao que estou falando, mas é que minha câmera estragou!

Manuais, cabos, e os próprios aparelhos estão bem acondicionados e tudo muito bem organizado e acessível. Só isso já valeu o post… por isso estou chateado da foto não ter ficado boa.

Mas não pára por aqui. JAMAIS…

Os Freebuds 4i

Meu Deus…. que qualidade de som!!! Pronto, falei, e poderia parar por aqui! Só que não! Tem mais….

É retirar os fones do estojo e, uma vez pareados com o Bluetooth do seu smartphone, PC, ou Notebook, a conexão é praticamente imediata. Rápido, simples, e direto, o que fez meus antigos fones de ouvido bluetooth parecerem lesmas no pareamento.

De início pensei que o fone cairia de meu ouvido, mas troquei as borrachas do fone para uma mais adequada ao meu ouvido (vem 3 conjuntos junto ao fone), e aí foi só alegria! Andar, correr e (como tive que ficar de molho por causa da vacina) até ficar deitado ouvindo um som foi só alegria! Ele é confortável e seu peso é praticamente imperceptível.

O som tem uma qualidade consistente, com graves bem equalizados com os agudos e médios. Um som de qualidade realmente boa. Quando o redutor de ruídos é acionado a impressão é de que os graves se intensificam, mas não é nada que tire a percepção dos agudos e principalmente dos médios, como a maioria dos fones de ouvido faz. E se você estiver se perguntando a resposta é “sim”! Eu não sou expert em áudio, mas prezo pela qualidade, tanto é que, em meu PC, costumo usar fones de ouvido de monitoramento de áudio, que possuem menos distorção, e por isso posso falar com um pouco de propriedade sobre a qualidade dos Freebuds 4i: dá pra ouvir com nitidez todas as faixas de som, e sua qualidade supera muitos fones de ouvido disponíveis no mercado.

Nas chamadas de voz, fiquei impressionado. O áudio é claro e limpíssimo. As pessoas do outro lado me ouvem com tranquilidade e sem interrupção. Inclusive, usei o Freebuds durante algumas chamadas pelo computador também e é bem confortável a liberdade dos fones sem fio durante uma video chamada!

A bateria realmente tem a duração nominal de 10 horas de reprodução contínua ou até 6,5 de reprodução contínua dependendo do modo escolhido. Some isso ao estojo de carregamento e você tem até 22 horas de música, ou 14 horas em chamadas de voz. Normalmente a gente ouve a propaganda e não acredita, principalmente no que tange à bateria, mas os Freebuds 4i entregam o prometido!

Ah…e os modos Awareness e o Cancelamento de Ruído… não posso esquecer disso! O modo Awareness me permitiu me deslocar e, sempre que um som diferente era captado pelos microfones, como o som de um carro, ou de uma bicicleta se aproximando, eu ouvia com nitidez. Já o cancelamento de ruído, poxa vida! Realmente te isola do mundo e mantém o som em alta qualidade. Quando acionado, causa uma estranheza inicial, devido a frequência que usa para isolar o ruído, mas é algo que me acostumei mais rápido que a experiência com outros fones de ouvido. Este foi o melhor cancelamento de ruído que já experimentei em fones da mesma categoria do Freebuds.

Band 6

Já estou acostumado a utilizar smartbands, mas nunca havia usado uma com sensores tão assertivos, marcações tão precisas e, inegavalmente leve e confortável.

Sério, por muitas vezes me esqueci de estar usando-a no pulso. Até o dia da minha vacinação contra o COVID-19!

Como eu disse, tive várias reações, o que me deixou deveras inseguro e com medo, mas acompanhar meus batimentos cardíacos, e a saturação do oxigênio, me tranquilizou bastante. Isso fez com que, passar por esse período fosse mais fácil.

Bem, após melhorar, tive uma semana bem agitada de trabalho, e todas as medições da pulseira foram precisas, tanto na medição de atividades físicas, quanto na contagem de passos e distância. Realizei as medições comparando a Band 6 com uma de suas concorrentes e com equipamentos de nível profissional. A Band 6 foi, em média, cerca de 12% mais precisa que a concorrente.

No pulso ela é fantástica! Tem um bom peso, responde rápido aos comandos, e sua pulseira é muito resistente e confortável. A pulseira de minha outra smartband, a da concorrente, estragou com 1 semana de uso e era muito, mas muito desconfortável, principalmente quando fazia atividades físicas. Essa daqui superou!

A sincronização de dados com o aplicativo “Saúde” da Huawei ocorre de maneira transparente e as informações são muito bem dispostas e organizadas, de forma que você consegue acompanhar rapidamente suas metas de atividades e o monitoramento do seu estado de saúde.

A facilidade de uso e as inúmeras Watchfaces disponíveis, tornam a experiência ainda mais interessante. O tamanho de sua tela também é excelente, facilitando a leitura das informações com clareza. A propósito, a tela tem uma qualidade excelente, facilitando a leitura das notificações, uma das funções que mais utilizo, com certeza. É muito bom ter suas notificações rapidamente acessíveis sem a necessidade de retirar o celular do bolso à cada nova mensagem!

Conclusões finais

Apesar da Huawei já possuir alguns produtos como esses no mercado, tanto o Freebuds 4i, quanto a Band 6 me surpreenderam bastante, principalmente quando comparados a outros dispositivos de mesma categoria e de marcas que são única e exclusivamente focadas nos devidos segmentos de áudio e de dispositivos “vestíveis”. E pelo preço que ambos estão sendo oferecidos no mercado, o investimento com certeza vale a pena. O mercado que se cuide, porque pelo que experienciei, um novo player de peso chegou, e não veio para ser só mais um!

Sem sombra de dúvidas a Huawei conseguiu oferecer uma verdadeira experiência de uso diferenciada, desde o desembalar do produto até o uso e, mesmo após uma semana e meia de uso ininterrupto, ainda permaneço impressionado pela qualidade dos produtos e pela duração das baterias que realmente entrega o que promete.

Desconfio que encontrei mais uma marca favorita!

Clique aqui para comentar ( )