Se o seu sonho era conhecer a Bauhaus, agora ficou muito mais fácil! Em 2019, a famosa Staatliches Bauhaus – instituição ícone que revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas – completará 100 anos. E para celebrar, os quartos refeitos lembram a época de ouro e estão disponíveis para hospedar visitantes.
O prédio conhecido como “Prellerhaus” possui 28 quartos restaurados desde o piso aos móveis e cada um possui 20m². A maioria dos móveis foram assinados por Michael Thonet, construtor que criou a técnica de encurvar a madeira no final do século 19 e que possuiu a primeira fábrica a produzir móveis em escala industrial. Inúmeros dos seus produtos foram utilizados na Bauhaus.
Os quartos correspondem a premissa do ideal da Bauhaus, respeitando a funcionalidade, renunciando as decorações e mantendo apenas o essencial: cama, armário, escrivaninha e cadeiras. Quartos individuais custam 50 euros de domingo a quinta-feira e de 55 euros nas sextas e sábados – equivalente a R$225 e R$250, respectivamente. Vale lembrar que muitos dos seus estudantes ganharam reconhecimento internacional, como o artista Josef Albers, a fotógrafa Gertrud Arndt, o fotógrafo e arquiteto Erich Consemüller, o designer Herbert Bayer, a pintora Marianne Brandt e a artista têxtil Gunta Stölzl.
Conheça os quartos e acesse o site da Bauhaus e saiba de mais informações. Até a próxima!