Briefing ou programa de necessidades, são termos utilizados no processo para coletar informações do cliente, visando alcançar o maior número de dados possíveis, para o desenvolvimento de um trabalho. Não devemos subestimar sua importância, pois a obtenção de um resultado final, igual ou superior às expectativas de seu cliente dependem de um briefing bem elaborado.
Imagine que você está em reunião com seu cliente, apresentando a proposta da ambientação de uma sala de estar, e na especificação de uma parede, você usa a cor azul. No mesmo instante seu cliente fala que odeia cor azul, você pode até rapidamente argumentar que segundo a cromoterapia, ela combate diversas dores, e etc., mas a gafe, essa não podemos corrigir.
Esse é só um exemplo, de possíveis situações que podem ocorrer, que ilustra bem o resultado de um programa de necessidades deficiente ou sua falta. O Designer deve dedicar tempo e muita atenção para evitar lacunas, entendendo as reais necessidades do cliente, assim ficará claro para o profissional os caminhos a serem traçados e as soluções a serem adotadas.
Cada cliente é único e apresentam desejos diferentes, o profissional deve através da observação e questionário, encontrar as respostas para questões gerais como, informações do cliente, número de usuários, padrão de gosto do cliente, disponibilidade financeira, hobbies, rotina e atividades diárias, entre outros dados que possibilitem traçar o perfil do cliente.
Não existe um modelo padrão com regras rígidas a serem seguidas na hora de elaborar o briefing, esse deve ser trabalhado pelo profissional, como uma metodologia particular, que contribua e facilite a troca de informações entre cliente e profissional, buscando ser o mais preciso e detalhado possível, para alcançar sucesso no projeto.
É importante também deixar o cliente confortável e transformar esse momento em uma conversa casual, sem deixar de passar confiança e credibilidade. Após esse momento organize os dados colhidos e estude, assim o projeto terá êxito por estar bem fundamentado, evitando qualquer erro.