Burger King no twitter: um frango divertido

É impressionante como ultimamente as marcas tem cada vez mais investido nas mídias sociais como um espaço de divulgação de seus produtos e serviços. O institucional digital, como eu costumo falar, é hoje uma realidade que veio para ficar, afinal esse é comprovadamente o espaço do novo consumidor.

De todos os setores da economia, destacam-se nesse meio o varejo e as redes de fast-food, justamente pela agilidade na comunicação e interatividade que as redes sociais oferecem.

Sendo assim, essa semana todo mundo deve ter visto o Burger King no twitter não é mesmo? Pois é, até aí normal, toda empresa hoje independente do meio está lá. Mas, o que chamou a atenção foi o personagem frango, uma ave que está visitando o Brasil e começou a falar com os consumidores no Twitter de forma muito bem humorada.

A sacada produzida pela agência David tem dois claros e principais objetivos: gerar engajamento com seu público através da web e divulgar o novo produto #ChickenFries, inserido agora ao menu da empresa no Brasil (antes disponível apenas nos EUA). O que aliás é a mote criativo da ação, colocando um figura norte-americana em nosso terreno virtual, como um visitante inesperado.

As hilárias interações são comandadas pela equipe de social media da David, que posta em tempo real e atrai milhares de visitantes afoitos para falar com o frango. O Burger king no Twitter rendeu inúmeros temas para as conversas, destes destaco os 10 mais engraçados para postar aqui abaixo. Depois disso, fique comigo para uma análise exclusiva logo em seguida.

  1. Aprendeu gírias:


 

  1. Deu dicas de paquera:

 

 

  1. Trocou desenhos com os Brasileiros

 

  1. Foi romântico

 

  1. Ficou com sono…

 

  1. … mas não dormiu

 

 

  1. Adorou a onda dos livros de colorir

 

  1. Bicou errado o teclado

 

  1. Teve dúvidas existenciais

 

 

  1. Brincou com outras marcas e bichos

 

 

 

E aí, gostou? Muito bacana mesmo né? Pois é, eu achei muito interessante. Mesmo sendo uma estratégia muito comum entre as marcas de hoje, passando também por Facebook, Tumblr, Instagram, Pinterest e outras formas de divulgar a marca, ainda gere excelentes resultados. E é exatamente por esse motivo que as marcas fazem dessa forma, indo um pouco além do simples responder consumidores no Facebook ou provocar concorrentes por quem da o melhor desconto ou faz a melhor promoção como cansamos de ver pela Internet.

Contudo, é fato que se não souber fazer pode dar muito errado e gerar o efeito inverso: a marca fica com uma imagem negativa. Exemplo disso são conteúdos racistas ou preconceituosos, que as vezes sem perceber podem causar um prejuízo enorme.

Logo, considerando tudo isso, essa ação do Burger King no twitter foi sensacional. Não só pelo personagem frango, mas também pelo tom de voz da comunicação. O humor aliado a um ótimo social media permitiu interações prazerosas de se ver, leves e igualmente amigáveis.

Tudo isso não só traz uma pré-disposição positiva em relação ao #ChickenFries, pois o formato adotado já prepara o consumidor para o que vai vir por aí como algo bom, como aquele alimento que vai te fazer bem e você vai lembrar das risadas que já teve com ele. E como se diz no popular “uma imagem vale mais do que mil palavras”, o que nesse caso são 140 palavras.

Chicken fries na praia

Então, recapitulando, vimos algo que de fato não é novo, mas que pela forma como foi feito gerou um recall muito positivo e, na minha opinião, lançou magistralmente o produto no menu da marca no país. Além disso, para coroar tudo como uma cereja do bolo, vem o nicho de mercado. Isso mesmo, você não leu errado. O setor de fast-food é muito mal visto, pois é dito como um alimento prejudicial, não saudável e tudo o mais. Assim essa metodologia fecha a crítica e gera um loop positivo e agrega valor ao produto e ao próprio Burger King. Parabéns a agência David pela criatividade nos textos, pelo planejamento exemplar e pela estratégia eficaz desenvolvida.

Essa foi a minha opinião, mas e você meu caro, o que acha? Comente, não se acanhe, fique a vontade!

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