Design

Caminhos para uma identidade visual da Cidade de Maputo

A DESIGN Talk e o MAPUTO FAST FORWARD (MFF) dinamizam, desde Abril o “Projecto de Identidade Visual da Cidade de Maputo”. O projecto surge na perspectiva de pensar Maputo como uma cidade global e competitiva. Cerca de vinte designers e estudantes baseados na Cidade estão envolvidos nesta acção, que conta com o apoio do Camões – Instituto de Cooperação e Língua.

Considerando a identidade visual de uma cidade como parte
de um processo complexo que passa por conhecer e reflectir sobre aa história do
lugar, as comunidades que o habitam (a dinâmica das suas interacções, a
vivência dos espaços, a memória afectiva do lugares) e a visão e/ou as
aspirações dos seus diversos stakeholders
(poderes públicos, empreendedores, agentes culturais, as sessões do projecto
envolvem sessões de conversas sobre a história da cidade, o património
cultural, a arquitectura e com maior destaque para um workshop que será
dirigido por Eduardo Aires, designer responsável pela direcção de arte da nova
identidade visual da Cidade de Porto.

Trata-se de um trabalho experimental e especulativo, cujo objectivo é chamar atenção atenção para a necessidade de criação de uma identidade visual para a Cidade, o que pode ser importante no posicionamento de Maputo (Capital de Moçambique) como uma cidade global, turística, económica, cultural. O Projecto é importante para despertar a consciência sobre como é que as outras cidades do mundo foram internacionalmente projectadas, com o contributo do trabalho do design.

Os projectos finais, a serem apresentados dos
participantes serão expostos publicamente durante o Festival MFF 2019, durante
o mês de Outubro.

___

O MAPUTO FAST FORWARD tem como objectivo ser uma plataforma aberta dedicada à reflexão, ao debate, à apresentação de projectos e ideias, à análise de tendências, à troca de experiências e à constituição de redes entre todos aqueles que das artes às ciências, da tecnologia ao design, da arquitectura aos media, da gastronomia à moda, das empresas às organizações sociais reconhecem na criatividade e na inovação os motores da nova “economia do conhecimento”, um modelo em que a geração de riqueza depende das mais-valias criativas e da capacidade de gerar inovação nos produtos e nos processos.

___

DESIGN Talk é uma plataforma física e digital de serviços, conteúdos e eventos criativos voltados para design, baseado em Maputo – Moçambique. É proprietária da DEZAINE – Revista de Design, Criatividade e Inovação.

Clique aqui para comentar ( )