Designers são grandes especialistas em projetar, desenhar ideias, conceber valor e aplicar conceitos a um projeto. Mas infelizmente uma grande parte dos criativos ainda não buscou se educar a como vender melhor o seu design. Isso muito se dá por alguns equívocos, como acreditar que ser designer é apenas “mexer em programas”, por exemplo. E um forte aliado na captação de clientes e venda de serviços, é o uso de imagens adequadas nesse processo e aqui vamos dar uma ênfase especial a essa possibilidade que o Design permite, no que se refere ao uso de fotografias e imagens que agregam valor ao projeto.
A primeira coisa, na verdade, que um profissional de Design precisa entender, é que o job é um projeto (pode ser um cartão de visitas ou uma manipulação em 3D). A visão do serviço como sendo algo que vai impactar a vida do usuário e/ou cliente, de alguma forma, já é um passo primordial no que se refere ao processo criativo.
Pesquisas e estudos mostram que 90% da informação captada pelo cérebro é visual. No cérebro, as imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido que textos. Esse fluxo de informação exige cerca de 50% da capacidade cerebral. O Instagram faz muito sucesso também por conta de seu apelo visual, já que ss imagens falam por si e, muitas vezes, melhor que textos.
A aplicação de imagens nos projetos amplia significativamente a empatia e atratividade deste. Não é à toa que o uso de mockups envolve maior engajamento nas apresentações. Ora, sabendo que o impacto visual é maior com uso de imagens, fica nítido perceber como dá-se pouca importância ao investimento de um banco de imagens premium em nossa cultura de classe. Enquanto designers, precisamos ver que o uso de imagens adequadas influencia diretamente na venda (agregar valor) dos projetos desenvolvidos.
E é isso, criativos. Até a próxima e vamos nessa. Graça, paz e um copo de suco.