Design Como chegar no inbox? O Gmail e Hotmail finalmente respondem preto no branco!

Como chegar no inbox? O Gmail e Hotmail finalmente respondem preto no branco!

Por Renato Silva Rodrigues

Pela primeira vez na história da Email Evolution Conference, os grandes leões Gmail, Hotmail/Outlook, AOL e Comcast se reuniram na mesma sala para levantar um pouquinho do véu que determina se um email entra ou não no inbox. O que disseram é surpreendente (até para nós em alguns casos! :)

E o que é que eles disseram?

Sem autenticação, nada feito!

Já sabíamos disto há muito tempo, e aqui está finalmente a confirmação cabal dos serviços de email (ISP). Se o remetente dos seus emails usa um domínio sem SPF, DKIM nem entrada CNAME que nos autorize a enviar emails em seu nome, vai ter dificuldades para entregá-los. Embora aqui no E-goi não obriguemos vocês a autenticar remetentes, vamos sem dúvida dar mais ênfase à importância deste ponto.

Sem engagement, adeus inbox!

Também já sabíamos disto, mas pela primeira vez os ISP disseram exatamente de que forma quantificam o engagement (ou seja, o interesse que as pessoas demonstram pelos emails que recebem):

O BOM é quando as pessoas abrem o email, quando respondem ao remetente (o que é muito, muito bom), quando dizem que um email no spam não é spam (também é muito bom), quando movem um email para uma pasta pessoal ou quando adicionam o remetente à lista de contatos.

O MAU é quando apagam um email sem abri-lo ou quando marcam ele como spam (esta ação é mesmo muito má).

O FEIO é a AOL, que se vir que uma pessoa marca como spam uns meros dois emailzinhos do mesmo remetente, filtrará automaticamente para o spam TODOS os próximos emails desse remetente para essa pessoa! (A não ser que ela venha mais tarde a dizer que não é spam).

A sua reputação não interessa para nada se eu não estiver interessado

Nesta conferência, os ISP também confirmaram que dão mais importância às preferências das pessoas que recebem os emails do que à reputação do domínio e IP de quem envia (e ainda bem). Portanto, mesmo que os seus emails tenham a melhor reputação de envio do mundo, cairão mesmo assim no spam da caixa de correio de uma determinada pessoa se ela não mostrar interesse. A entrega personalizada é pois a grande aposta dos ISP para o futuro.

Não se meta com as pastas do Gmail

A galera do Gmail foi muito clara neste ponto. As abas do Gmail servem para separar devidamente os emails. Por isso, não tente arranjar subterfúgios para colocar a sua newsletter na pasta “Principal”! Quem avisa amigo é ;)

E os cliques? O que os ISP fazem com eles?

Não fazem nada! Sim, também ficamos espantados com esta revelação, mas de fato nenhum dos grandes ISP faz tracking de cliques. Continuam sendo fundamentais para que os marketers determinem se o conteúdo de um email é realmente interessante e para acompanhar o percurso dos clientes num site ou ativar um funil de vendas, mas para os ISP não contam.

E aquelas palavras spaminosas, como “GRÁTIS” e afins?

A mesma coisa, também não contam! Os ISP nem olham para elas. Preferem olhar para a reação das pessoas (que um discurso de banha da cobra  obviamente influenciará de forma negativa).

Então quais são as conclusões? Que devo fazer para que meus emails cheguem no inbox?

Autentique os seus remetentes e insira um registro de autorização CNAME no seu domínio de envio. Se ainda não fez isto, não perca tempo!

Mas tão ou mais importante que isso é dizer adeus de uma vez por todas às comunicações B2C. Estamos na era em que a relação entre marcas e consumidores é extremamente personalizada – um cliente não é uma pessoa, mas sim um amigo!

Trate ele como tal, descubra os seus gostos e preferências e envie-lhe sempre conteúdo altamente segmentado e relevante. É esta a grande mensagem dos ISP: se os clientes ou subscritores adorarem ler o seu email, pode ter certeza de que acabará por entrar no inbox!

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