O comércio eletrônico teve um crescimento expressivo nos últimos anos, podemos destacar como um dos grandes motivos a pandemia, que impossibilitou que os compradores tivessem acesso às lojas físicas aumentando a procura dos produtos e serviços no mundo digital. Atualmente, os negócios estão construindo uma nova visão, inovando e automatizando processos, ou seja, estão passando por uma transformação digital, associado ao desenvolvimento do consumidor e o seu consumo digital.
Uma pesquisa realizada pela Nielsen revela que as vendas do e-commerce no Brasil chegaram a R$ 53,4 bilhões no primeiro semestre de 2021, resultando em um crescimento de 31% em relação ao mesmo período em 2020. E para o eMarketer, o Brasil é o maior mercado de varejo eletrônico da América Latina com US $ 41,68 bilhões (R$ 214,90 bi). Somos uma sociedade hiperconectada, cada vez mais estamos imersos no digital e os smartphones aumentam ainda mais esta imersão visto que, no Brasil, as vendas mobile chegaram a R$ 28,3 bilhões, isso reforça a nossa necessidade de projetar sites seguindo o conceito do Mobile Friendly, onde o site é amigável para os dispositivos móveis, ou seja, o site é arquitetado e desenvolvido inicialmente com o foco nos dispositivos móveis, deixando a navegação responsiva e com alta usabilidade.
Diante do aumento das vendas online, uma empresa que decide iniciar no mundo online, precisa projetar sites que permitam uma proximidade com o público, em especial com alta usabilidade e um ótimo posicionamento nos buscadores.
Mas como criar um site de vendas? Abaixo apresentamos algumas dicas essenciais de como criar sites de vendas e aumentar a sua lucratividade no mundo digital!
Defina o plano de negócio da sua empresa
Entenda: um site de vendas é uma empresa. Por isso, para iniciar o seu negócio no mundo virtual, precisamos ter um plano de negócio bem definido, incluindo sua missão, sua visão e seus valores. Através deste planejamento, você terá uma visão clara sobre o que o seu site está disposto a vender e a conquistar em um período no mercado que se propõe a atuar.
Uma dica é desenvolver o seu planejamento com o Business Canva para direcionar o seu negócio. Aqui você irá definir as estratégias de logística e as formas de pagamento, assim, você saberá como funcionará a entrega dos seus produtos, quais fretes estarão disponíveis para os seus clientes e como eles irão pagar por eles. Uma ótima opção é incluir o PIX para facilitar a compra e investir no marketing da empresa em anúncios em mídias sociais, para divulgar o seu e-commerce.
Invista no Design de Interface e na Experiência do Usuário
Tenha uma identidade visual bem projetada e registre o seu logo. Na identidade visual, além do logo, será projetado, também, uma paleta de cores que será utilizada no seu novo site de vendas.
Agora que você já tem a sua identidade visual definida, invista no Design de Interface e na Experiência do Usuário. O Design de Interface, também chamado de “User Interface” (UI) representa tudo aquilo que é utilizado na interação com um produto (por exemplo a tela que você vê no seu aplicativo, site, ou até mesmo na sua máquina de lavar).
Já a Experiência do Usuário, também chamada de “User Experience” (UX) é toda a relação que uma pessoa tem com um produto ou serviço, desde o momento em que se interessou por um produto, pesquisou, comprou, carregou, abriu a embalagem, tocou e usou. Isto é UX, desde os botões de venda até a pesquisa dos produtos precisam ser bem desenvolvidos e coerentes com a identidade visual do seu negócio e com o segmento de venda. E não se esqueça de criar estratégias para o pós-venda, para fidelizar o seu cliente, seja por email, mensagem no WhatsApp, etc. É importante, também, cuidar para que o carregamento do site seja excelente pois se tivermos um site que carrega as suas páginas bem lentamente, os usuários irão desistir da compra e não é isso que queremos, certo?
Coloque seu site de vendas em uma hospedagem confiável e utilize um domínio personalizado
Todo site precisa de um domínio e hospedagem para se manter no mundo digital. O domínio é a identificação e o endereço que os seus clientes usarão para ter acesso aos seus produtos ou serviços. Sugerimos que o domínio utilize o naming (nome) da empresa, pois assim será mais fácil para a memorização dos clientes.
Construa seu site para ser acessado através do smartphone
Todo site precisa ser mobile friendly, ou seja, amigável e acessível através do smartphone: responsivo, rápido e com alta facilidade de navegação. Já falamos acima sobre a experiência do usuário, mas é bom reforçar isso, pois além de facilitar o acesso dos seus clientes, o seu site de vendas será valorizado nos buscadores. O buscador do Google, por exemplo, valoriza sites que pensam e foram desenvolvidos para uma melhor navegação nestes dispositivos.
Iniciar um negócio e criar seu próprio site de vendas é um investimento com alto retorno financeiro e que proporciona destaque no segmento de vendas. Portanto, não perca tempo!