Fotolia

Como o Behance pode ser útil no processo de inspiração

Olá, pessoas!

Todos nós usamos o Behance para nos inspirar e pegar aquelas referências no processo de pesquisa do projeto. É uma infinidade de artefatos criativos que circulam a rede todos os dias. Com tanta variedade e um feed que vive se atualizando, as vezes é difícil encontrar referências que sejam satisfatórias. No artigo de hoje, vamos ver algumas que podem melhorar o resultado da busca. GO!

#01 – GALERIAS COM CURADORIA

A maioria das pessoas usa o campo principal de busca para encontrar resultados. Claro, ele é o principal meio de acesso para essas informações. Mas mesmo sendo útil, ele traz muito conteúdo que não é relevante. Isso acontece porque qualquer palavra chave, comentário ou título que esteja em um projeto que não tem relação com a sua pesquisa irá aparecer mediante o que foi pesquisado.

Ao utilizar as Galerias com curadoria, os campos de pesquisa já estão mais limitados e podem trazer conteúdos mais satisfatórios na sua pesquisa. Lá é onde ficam os projetos marcados como destaques. Dessa forma, se você estiver pesquisando por referências em moda, só precisa clicar diretamente na opção de projetos em destaque. Assim, os melhores projetos dessa categoria serão apresentados pra você.

Pra poder chegar lá, clique em Descobrir e depois em Galerias com curadoria. Agora só precisa pesquisar na categoria desejada.  

#02 – FILTRO DE PESQUISA NO MENU “SEARCH”

Como falado antes, a barra de pesquisa é o principal canal de acesso à projetos. Entretanto, filtrar os resultados da pesquisa por categorias pode facilitar o acesso a informação. Quando clicamos no ícone de pesquisa, geralmente colocamos a referência do que procuramos e os resultados aparecem. Notem que abaixo do painel de pesquisa, tem um sub menu com opções de filtro de dados.

Em cada um desses campos, opções específicas podem ser utilizadas para a busca.

#02.1 – FILTROS ADICIONAIS: você pode filtrar por campos – que é a pesquisa por escolas e cursos de design pelo mundo.

Na barra de ferramentas, marque os softwares que você que tem interesse em ver resultados. Se seu projeto for editorial, faz mais sentido marcar o InDesign e Illustrator para combinar referências. Já não faz tanto sentido marcar o After Effects para projetos editoriais, entende?

Na barra de Cor, defina a cartela que melhor se encaixa para o seu projeto. Essa opção é muito interessante quando você já tem uma paleta de cores fechada e quer apenas achar combinações que representem o briefing.

 #02.2 – MUNDIAL

Nessa aba você pode selecionar a nacionalidade do projeto. Ideal para a busca de resultados de coisas que só existem mais fortemente aqui. Açaí é um bom exemplo.

#02.3 – MAIS AVALIADOS

Essa aba é responsável por apresentar categorias de destaques, mais avaliados, mais discutidos, entre outros. É uma boa para inspirações nos melhores projetos do site.

#02.4 – TODOS CAMPOS DE CRIAÇÃO

Aqui, a sua busca se limita ao campo de atuação. É uma boa para especificar a área de inspirações.

#02.5 – PROJETOS

Visualização de projetos por pessoas, equipes e coleções.

No campo Pessoas, você terá acesso aos perfis de mais destaques do site. Ótimo para encontrar o trabalhos de outros designers.

Em Equipes, os resultados são de grupos, estúdios e agencias. Um bom canal para projetos internacionais.

Nas Coleções, você encontra listas fechadas sobre temas e assuntos que outros usuários criaram para consulta. É uma boa opção se a sua busca pede algo muito peculiar.

#03 – COLA NOS SEUS CONTATOS

Ao fazer login, a primeira tela que aparecerá é de atividades. Lá, projetos mais recentes e projetos avaliados pelos seus amigos estarão sendo apresentados. Assim, você pode ficar na cola dos seus contatos para pegar ideias e insights. Por exemplo, se você tem um amigo ilustrador, provavelmente os projetos que ele mais avaliou são de ilustração – se a sua pesquisa for em ilustração, as avaliações dele podem ser úteis.

É interessante porque ele pode conhecer gente que você nem imaginaria que existe, e assim, aumentar as possibilidades de respostas.

__

Acho que com essas dicas, o processo de pesquisa pode ser ampliado e oferecer uma maior eficiência nas respostas. Agora, é só usar e aproveitar para que os projetos possam ter o máximo de exemplos possíveis.

Já escrevi sobre o Behance aqui, mas foi mais voltado para dicas de montagem de portfólio. Futuramente eu escreverei sobre como conseguir trabalhos e aumentar o número de visualizações em projetos e criar uma rede grande de networking.

__

Só lembrando que o Behance é da Adobe, assim como a Fotolia – banco de imagens da empresa. Lá tá cheio de inspirações e insights também. Segue o link de acesso >>  https://br.fotolia.com/ ;)

_

Imagem de Capa: Fotolia da Adobe (modificada)

_

Abraços e um bom copo de café!

Clique aqui para comentar ( )