Como se tornar um profissional melhor?

Um bom profissional não se faz apenas de habilidades mas também de ética, bom senso e empatia. Mas é possível mensurar estas virtudes? O que define um bom profissional é o quanto ele influencia outros profissionais e como as pessoas percebem estas virtudes. Depois de anos trabalhando com pessoas, muitas questões ficam mais claras e evidentes quando se trata no desempenho profissional e na carreira. Por isso vou compartilhar aqui com você 7 pontos que considero crucial para ser um bom profissional independente da área de atuação.

1 – Tenha inteligência emocional

Inteligência emocional se trata de como se relacionar com as pessoas à sua volta. Se você trabalha em equipe (o que quase sempre acontece), a melhor forma de se relacionar com as pessoas do seu time é trocando experiências. Saber dizer um bom dia ou se colocar em uma situação que exige um pensamento mais emocional, define como o profissional é visto por seus colegas de trabalho. Humildade e empatia são requisitos mínimos de um bom profissional independente de onde ele estiver.


Créditos: Fotolia da Adobe

2 – Seja aberto a críticas

Se manter fechado esperando que ninguém critique o seu trabalho é andar pra trás. A crítica construtiva ajuda a corrigir os problemas e erros que possuímos diante de um trabalho ou tomada de decisão. Por isso seja aberto quando o assunto for criticar e ser criticado, pois só assim é possível evoluir e melhorar progressivamente na carreira.

3 – Inspire e seja inspirado

Buscar referências nunca foi um erro e nunca será. Além de se inspirar, inspirar os outros é sinal de progresso. Por isso, quanto mais você aprender com fontes externas e multiplicar isso com outros profissionais, mais argumentos e conhecimento farão parte do repertório do profissional. Sejam livros ou blogs, o melhor caminho para se destacar no meio de tantos outros profissionais é influenciar as pessoas a olhar o quanto você sabe e o porque você tem conhecimento em algum assunto. Mostre sua paixão e as coisas acontecerão de forma natural.

4 – Mantenha-se disciplinado

Manter o foco é difícil e nem todo mundo consegue, mas isso não é impossível. Estudar constantemente te ajuda a manter o foco em coisas que realmente são relevantes para sua carreira. Não procrastine. Isso é sinal de fraqueza e falta de disciplina de muitos profissionais que acabam tendo uma qualidade inferior no trabalho. Facebook e WhatsApp nunca foram e nunca serão ferramentas para se manter focado na tarefa.


Créditos: Fotolia da Adobe

5 – Ensine e compartilhe

Ensinar é aprender duas vezes. Se você consegue produzir um conteúdo que seja relevante a outros profissionais, a troca de conhecimento e o aprendizado virão de forma natural. Isso trará muitas coisas boas e experiência para sua carreira profissional.

6 – Nem tudo gira em torno de dinheiro

Não é trabalhar de graça. Existem muitas formas de se ganhar dinheiro e muitas formas de se ganhar conhecimento. Se você pode ajudar uma ONG com algum trabalho voluntário, isso será uma forma de mostrar que você não pensa só em dinheiro. Se o seu trabalho irá transformar vidas ou uma sociedade, mesmo que voluntário, ele será tão valioso quanto receber o salário no final do mês.


Créditos: Fotolia da Adobe

7 – Seja humano

Admitir erros, analisar os pontos fracos e ter empatia é uma virtude que nem todos tem. Ouvir mais e falar menos ajuda a evitar falhas por conta de ansiedade e falta de entendimento. Ser ético no trabalho e aberto à perspectivas é sinal de virtude e aprendizado. Assim como você não nasceu sabendo, outras pessoas também não. Seja paciente e ajude no que puder para que as pessoas possam evoluir assim como você.

Você concorda ou discorda? Se você tem algo para acrescentar ou debater fique à vontade. Espero que isso te ajude em algum momento da sua carreira profissional.

Até a próxima.

Related posts

Maison & Objet Paris: uma explosão de design

Incríveis esculturas em LEGO por Mike Doyle

Matt Crump e sua fotografia minimalista repleta de candy colors