Design

Confira as incríveis ilustrações de Clara Virgolino e nossa entrevista

Alô, ilustradores de plantão! Hoje, vamos conversar com a designer gráfica, arquiteta, ilustradora e quadrinista Clara Virgolino que vem se destacando no mercado de quadrinhos com uma arte expressiva e delicada, aliada a uma narrativa divertida, elegante e sensível. Ela já ilustrou para o Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, para a Rede Globo, entre outros. Confira abaixo a nossa entrevista:

Clara, primeiro quero te parabenizar pelo belíssimo projeto. Suas ilustrações são lindas! Qual é a sua motivação? Em que você se inspira para criar as suas tirinhas? Filmes, HQs, Livros, Jogos…?

Muito obrigada! Eu que agradeço pela oportunidade!! Então, a minha maior motivação é saber que com o meu trabalho eu posso fazer as pessoas felizes e ao mesmo tempo, fazer com que elas se identifiquem com o que é expressado nas ilustrações e com isso, tendo retorno interativo por parte do público, tenho um prazer enorme pelo meu trabalho e sempre sonhei com isso (em trabalhar com o que eu amo). No traço, me inspiro muito em desenhos animados atuais como ‘’Rick & Morty”, “Adventure Time” entre outros, já nos quadrinhos minhas referências são principalmente “A Turma da Mônica”, Ziraldo e “Mafalda” (os clássicos kkk). As inspirações da maioria dos roteiros das tirinhas vêm de experiências próprias, de amigos, família e dos seguidores, por isso, acho super importante a comunicação e interação por parte do autor e do público.

Fonte: Instagram @claravirgolino

Você desenhava na sua infância? Fez algum curso de desenho ou é um talento natural?

Gostava muito de desenhar na infância, mas nada muito rebuscado kkkkkk Meu avô era artista plástico e sempre via os quadros dele pelas paredes da casa e isso me inspirava bastante, em 2006 e 2007 fiz um curso de pintura à óleo, só tinha 11 anos, mas depois parei de praticar, fiz um ou outro desenho e só voltei mesmo, com tudo, em 2018 com a aquarela, que era algo novo pra mim.

Fonte: Instagram @claravirgolino

Reparei no seu instagram que você é arquiteta e designer gráfica. Quando você decidiu entrar na carreira da ilustração?

Depois do curso de arquitetura percebi que ainda estava faltando algo em mim, continuei trabalhando mas e decidi optar por fazer outra graduação, escolhi a de design gráfico, não conhecia muito bem os mecanismos mas fui a fundo mesmo assim kkkk O curso dura dois anos e estou no penúltimo semestre, ele tem total importância na minha atividade, pois sem ele eu acredito que tudo teria sido diferente, eu provavelmente não estaria no ramo da ilustração e das tirinhas e não teria conhecido as ferramentas com as quais eu trabalho hoje, é minha paixão.

Fonte: Instagram @claravirgolino

Você trabalha como ilustradora freelancer, certo? Como funciona o seu processo criativo?

Certo! Bom, primeiramente eu busco criar um briefing para o cliente, faço perguntas a respeito do que ele deseja no material e todo processo é feito a partir do que o ele informa, acho muito importante ter reuniões pessoalmente para que eu possa entender o que o cliente quer passar, qual a sua personalidade e seu jeito, diante desses processos, procuro juntar todas as informações e formular o projeto que está sendo encomendado.

Fonte: Instagram @claravirgolino

Suas ilustrações são feitas em nanquim, aquarela e pintura digital. Você tem uma técnica favorita? Por quê?

Eita, agora me pegou! kkkk Dessas três opções, vou dar empate pra aquarela e pra pintura digital, a aquarela pra mim é algo mais poético, como uma pintura genuína, aquela com a qual eu uso 100% do trabalho manual, acho super importante esse contato com o pincel e com a tinta, é algo físico e que dá pra se explorar bastante, acredito que a aquarela seja uma técnica mais delicada. A pintura digital, que apesar de estar aprendendo ainda e descobrindo novas ferramentas, é um meio super prático (em questões de tempo e manuseio) e eu gosto muito do conforto e das possibilidades que ela me traz, um exemplo são as variações de cores, pincéis e efeitos que são oferecidos, algo que nem sempre conseguimos tão facilmente quando feito em papel. Por isso acredito que as duas técnicas estão empatadas, pois ambas têm seus prós e seus contras, cada uma com sua peculiaridade, algo que eu não posso encontrar na aquarela, eu consigo na pintura digital e vice-versa, no meu caso, elas se completam.

Fonte: Instagram @claravirgolino

Além dos seus cadernos artesanais maravilhosos que você mesma produz, tem algum novo projeto que você está trabalhando recentemente? Se sim, pode falar alguma coisa sobre ele?

Obrigada!! Tem sim, estou sempre em busca do aperfeiçoamento do meu material e ando estudando bastante, assim como a animação, que é uma das minhas metas de aprendizado e trabalho. Também quero voltar a pintar mais em aquarela já que a correria do dia-a-dia não estava me permitindo isso.

Fonte: Instagram @claravirgolino

Para finalizar, quais sites ou materiais você recomendaria para quem quer se inspirar e aprender sobre ilustração?

Recomendo muito o site da Design Culture, por ser algo que engloba os assuntos da área de quem se interessa por design de forma geral, e pra quem tá querendo aprender, eu aconselho sempre estudar e praticar sempre! Pode ser através de plataformas como o Youtube, Udemy, entre outros, cursos online são bastante proveitosos, um canal do youtube que eu recomendo é o ‘’Rush Brush’’ de Guilherme Freitas, ele é especialista em pintura digital e é muito bom pra quem gosta e quer aprender sobre o assunto (inclusive ele também tem curso no Udemy).

Clara, foi um prazer conversar com você e desejamos sucesso na sua carreira profissional!
Para quem deseja seguir o trabalho da ilustradora Clara Virgolino, siga-a no Instagram e no Behance:
Instagram: instagram.com/claravirgolino
Behance: behance.net/claravirgolino

Até a próxima, pessoal! :)

Clique aqui para comentar ( )