Após um longo período da criação até a escolha, a Mozilla que é uma fundação global que visa manter a internet viva e acessível, anuncia o novo logotipo, que é totalmente inspirado na linguagem da internet.
O processo de escolha foi feita de uma maneira pública, depois de apresentar sete modelos de logo ao público, as pessoas podiam enviar feedback e com base nessas opiniões, a escolha foi realizada, claro que antes houve alguns ajustes.
Segundo a empresa, todos os modelos apresentados tinham um conceito em comum de “Prestar homenagem às nossas origens paleotécnicas e tornar-nos parte de um ecossistema digital em constante expansão, de destacar o nosso ethos global da comunidade para nos dar um impulso a partir do botão aberto do elevador cotidiano, os conceitos expressam ideias sobre a Mozilla de forma inteligente e inesperada.”- Blog da Mozilla.
Na hora de dar o feedback, as pessoas deveriam levar em consideração “O que a Mozilla significa para você?”, além de “O logo passa a história da empresa para um público jovem?” e “Qual traz a vida e personalidade da Mozilla?”. Quem quisesse poderia se entender, comentar sobre a aceitação do novo logo, se tem potencial de mostrar a tecnologia digital moderna, entre outros pontos.
Bem, vamos ao que interessa, o novo logotipo da Mozilla:
A versão escolhida foi a ://, que é bem inteligente e possui uma grande relação com a área de atuação da empresa, internet. Essas partes substituem o “ill”, da palavra Mozilla, que faz um trocadilho com dois pontos e dupla barra que está nas URLs e claro que isso possui uma grande relação com o navegador. A caixa preta ao redor, remete a barra de endereço do navegador e também da seleção de texto.
No blog da Mozilla, tem uma breve descrição do logo, que possui o tema narrativo de ” Com você desde o início”, pois o :// é um elemento fundamental que usamos todos os dias e que está presente no navegador.
A fonte usada foi a Zilla, que foi especialmente criada para esse projeto e pode ser reproduzida por qualquer pessoa (moz://a). A paleta de cores utilizada é bem viva, para se distinguir de outras marcas e pode variar de acordo com o contexto que ela for usada, isso podemos ver em alguns exemplos logo abaixo e no vídeo anterior.
O que você achou? Bem, eu achei que foi uma grande sacada, pois representaram algo que é fundamental da internet ://, que é universal e faz parte da URL, vendo que o serviço da empresa não é delimitada a uma certa região. Além dos estudos, ainda levaram em consideração os feedbacks e você pode perceber isso, nas cores e nas letras, veja a versão anterior e a última, em que o “M” é maiúsculo e agora é minúsculo, sendo que na barra de endereço não se usa letra em caixa alta, também é muito mais fácil para a aplicação.
Na próxima imagem, o logotipo antigo e o novo. Deixe a sua opinião nos comentários. ;)