Curitiba é a nova Cidade do Design eleita pela UNESCO ao lado de Buenos Aires, Berlim, Montreal, Kobe, Nagoya, Shengzen, Shanghai, Seul, Saint-etiénne, Bilbao, Graz e Pequim. O projeto para o processo rumo à conquista do título ocorre desde o final de 2012, e foi desenvolvido por Bruno Volpi, Thiago Alves, Juliana Mayumi Ogawa, Sergio Pires, Daniele Moraes, Luisiana Paganelli e José Merege.
A capital paranaense passa a integrar a UNESCO Creative Cities Network que abrange áreas como gastronomia, música, literatura e mídias artísticas, sendo formada por 28 cidades de 19 diferentes países. Segundo Bruno Volpi, em entrevista para o portal Design Brasil, a rede Creative Cities Network “busca facilitar o acesso a recursos e experiências para todas as cidades membro, como forma de promover o desenvolvimento de indústrias criativas locais e fomentar a cooperação mundial para o desenvolvimento urbano sustentável”.
Para a conquista do título Cidade do Design duas etapas foram essenciais: o consentimento e apoio da prefeitura de Curitiba para o projeto e uma vasta pesquisa sobre o cenário de design na cidade, retratando como é produzido o design na cidade e quem são esse produtores. O projeto contou também com incentivos governamentais e privados, para mapear o ensino e pesquisa de design local, a infraestrutura cultural além dos fatos históricos relacionados ao design como os planos de desenvolvimento local do tema em questão.
Agora, com o título conquistado os benefícios se tornam palpáveis com a rede de informação e incentivo entre as cidades que fazem parte do Creative Cities Network fortalecendo e desenvolvendo a indústria e a cultura de design em todos os níveis.
Fonte: DesignBrasil, Emobile.
Imagem: Divulgação