A campanha, com lançamento simultâneo em 10 países da América Latina, é assinada pela REF+ e conta com 5 filmes e mais de 500 peças
Reconhecida como a maior plataforma de viagens da América Latina, Decolar passa agora pela maior transformação com um processo de reposicionamento que apresenta uma nova identidade visual, logotipia e atuação no mercado. Esse novo momento é representado pelo conceito “Viver Viajando”, que reflete o objetivo da marca de oferecer experiências cada vez mais personalizadas aos seus clientes, entendendo os diversos momentos de cada pessoa, as ocasiões de cada viagem e as demandas de compra.
Para comunicar o novo posicionamento, a agência REF+ desenvolveu uma estratégia em que conta com 5 filmes, produzidos pela Black Door Filmes, e mais de 500 peças publicitárias. Todos esses esforços de comunicação 360 envolveram mais de 70 profissionais e começam a ser veiculados simultaneamente em 10 países da América Latina, como Brasil, Argentina, Colômbia, México e Chile, em TVs aberta e fechada, mobiliário urbano, maiores portais de conteúdo da região e plataformas como Facebook, YouTube, Instagram e Twitter.
“Esta campanha vem coroar os últimos investimentos feitos pela REF+ em nosso hub hispânico. Tivemos a oportunidade de mostrar todo o nosso conhecimento cultural da América Latina, além da estrutura e organização operacional para lançar uma campanha mundial simultaneamente em 10 países. Estamos extremamente satisfeitos com o resultado que alcançamos”, comemora Ricardo Calfat, sócio e COO (Chief Operating Officer) da REF+
Os filmes exploram a viagem como um meio para chegar uma finalidade maior: a experiência, única, personalizada e individual. Contando a história de quatro personagens diferentes, o filme principal retrata os clientes aproveitando as suas experiências e aventuras. As quatro outras produções apresentam recortes da vida dessas pessoas, em momentos como as férias do ano, viagens de fim de semana e aquelas oportunidades de um descanso que surgem do nada. Também trazem situações em que os clientes estão em momentos de compra mais específicos, como quando precisam adquirir passagens aéreas, hospedagens e aluguel de carros.
“Baseada no novo posicionamento de marca, “Binge Travelling”, que significa estar em constante movimento, a campanha busca inspirar pessoas a viajar cada vez mais. Queremos transmitir uma verdade: quando se busca uma viagem, mais que um ticket, uma reserva de hotel, as pessoas querem encontrar uma experiência. A mudança da marca, na realidade, vai refletir uma transformação muito mais profunda na companhia, sendo uma fonte de inspiração para os seus clientes, e, ao mesmo tempo, inovação constante no mercado de turismo”, afirma Renato Pereira, sócio e CCO (Chief Creative Officer) da REF+.
Para Decolar, o conceito criativo e estratégia de toda a campanha conseguem traduzir muito bem o novo momento da marca. “Estamos convencidos de que cada viagem é uma fonte de experiência que nos enriquece como pessoas. Por isso, procuramos inspirar os nossos clientes a se locomover, explorar a estrada, viajar e compartilhar as suas experiências. Agora, toda a estratégia de comunicação está estruturada para refletir essa nova identidade, de maneira simples e próxima aos nossos clientes”, afirma Andrés Patetta, CMO do Decolar.
Ficha Técnica:
Cliente: Decolar
Produto: Institucional
Agência: REF+
Título: Sabemos
Produto: Institucional
CCO: Renato Pereira
Diretor criativo: Paulo Zamora e Alejandro Zárate
Direção de arte: Guilherme Tocci, Juan Portilla, Jeferson Oliveira, Victor Soares
Redação: Davi Leal, Manuela Bergé, Carlos Aranibar
COO: Ricardo Calfat
Atendimento: Giovana Foschini e Miguel Álvarez
Planejamento: Paula Thofehrn e Leticia Massa
CMO: Fernando Calfat Jr.
Mídia: Fernanda Gallo e Renata Magalhães
Tráfego: Paula Rinaldi
RTVC: Gabriela Garotti
Produtora: Black Door Filmes
Direção executiva: Helio Leite
Diretor de Cena: Tiago Venturi
Coordenação de produção: Beatriz Ferreira
Direção de arte: Manoela Clemente
Coordenador de pós-produção: Rafael Tschope, Leandro Fernandes, Maria Luiza Freitas
Finalização: Black Door Filmes
Editor: Rafael Mesquiara
Motion Designer: Rodrigo Perez, Guilherme Antunes, Marcelo Cypreste, Jorge Lenzy, Weverson Dantas, Eduardo Ferreira, Caroline Carnelos
Correção de cor: Dot Cine – Ely da Silva
Produtora de áudio: Super Charango
Finalização de áudio: Paulo Fontes
Aprovação no cliente: Santiago Pennino
Conheça a REF+ (refmais.com.br)
Há 17 anos no mercado, a REF+ (iniciais dos sócios Ricardo Calfat, Renato Pereira, Eduardo Barros e Fernando Calfat) se consolida entre as cinco maiores agências independentes e integradas do Brasil. Em 2018, de acordo com ranking da Kantar Ibope Media, a agência cresceu mais de 20%, em levantamento que contemplou as 50 agências com maior operação no país.
A evolução constante na última década ganhou ainda mais força com o posicionamento “Art & Science”, adotado pela REF+ para representar sua atuação estratégica e contemporânea. O objetivo com essa assinatura é transmitir a missão da agência no cenário de transformações pelo qual a propaganda está atravessando. A união da arte com a ciência é determinante para superar os novos desafios e a soma dos dois universos é que faz a diferença.