Design

Desenhe primeiro, pense depois

Desenhar. Incrível o poder que existe em duas coisas tão simples e acessíveis (papel e tinta/lápis/caneta).

É claro que os objetos em si, nada podem produzir sem alguém com disposição pra fazer algo incrível acontecer ali. Esse livro da Editora GG Brasil acerta em cheio nesse ponto.

Muito bem escrito pelo ilustrador e artista Mike Daikubara, Desenhe Primeiro, Pense Depois pode ser considerado um tesouro e apresenta diversas dicas, desde materiais até comportamento ao desenhar pessoas!

A ideia do livro gira em torno de mostrar, ensinar e incentivar para que o desenho seja parte diária de nossas vidas. Com esse livro você vai ver (e aceitar) que é perfeitamente possível desenhar algo diferente todos os dias.

O livro é um guia prático cheio de exemplos tangíveis da possibilidade de desenhar sob qualquer circunstância.

Você trabalha home office e quer desenhar!? Você usa transporte público todo dia e quer desenhar!? Você viaja mais do que fica em casa e quer desenhar!? Esse livro mostra que é perfeitamente possível adequar qualquer rotina diária ao fato de desenhar todos os dias.

Hoje em dia existe uma grande demanda por desenhos ultra realistas que as vezes podem te levar a pensar “ah, mas eu nunca vou conseguir desenhar assim“. E está tudo bem. Talvez você realmente não faça desenhos ultra realistas mas isso não quer dizer que você seja “ruim” ou que não possa desenhar.
Por isso, Desenhe Primeiro, Pense Depois.
Por exemplo, observe esses traços em desenhos que você encontra no livro:

 

Note que não há nada de “perfeito” no desenho. Mas o artista passou a clara noção do que ele quis retratar e eternizar. E é por esse caminho que o autor nos abre a janela do desenho pela qual podemos olhar e descobrir que somos criativos, talentosos e muito mais capazes do que imaginamos.

Além das excelentes técnicas de desenho que oferecem uma imensurável carga de conhecimento, o autor ainda indica diversas ferramentas de desenho para todos os gostos, todos os bolsos e pra todos as habilidades (mesmo que você julgue que a sua seja zero).

Desenhe Primeiro, Pense Depois além de tudo, vai servir como um manual pra quem está começando e a salvação pra quem já está familiarizado com o desenho e quer desenhar cada vez mais! Você pode encontrar clicando aqui.

Clique aqui para comentar ( )