Comportamento Como o design pode colaborar contra o COVID-19

Como o design pode colaborar contra o COVID-19

Por André Souza
Arte de Gerardo La Porta, via ello.co

Em tempos da crise gerada pelo coronavirus (COVID-19) a união de todos é importante seja agindo ou informando, e nessa área é onde o designer e o artista gráfico se destacam. Sabendo disso a ONU (Organização das Nações Unidas) convoca os criativos para gerar engajamento e informar as pessoas através de suas artes, em várias culturas, comunidades, linguagens e plataformas. Todo o material submetido será revisado e selecionado pela ONU e disponibilizado através de um microsite como forma de suporte à mídias, influenciadores, marcas, etc. através do mundo.

Arte de Gerardo La Porta, via ello.co

“Não é tarde demais! Ninguém pode fazer tudo sozinho, mas todos podem fazer algo. Juntos, podemos salvar vidas, proteger recursos e cuidar uns dos outros.”

O Design Culture, na intenção de auxiliar os seus leitores, traduziu os conceitos chaves disponibilizados pela Talent House


Pontos a serem considerados

  • Use qualquer mídia para produzir aquilo que capture uma das mensagens chave abaixo sobre o corona vírus, de forma clara, impactante, e compartilhável.
  • Use uma das mensagens chaves das Nações Unidades no seu trabalho:
    • Higiene Pessoal
    • Distanciamento Social
    • Conheça os sintomas
    • Cuidados com os doentes
    • Acabando com Mitos
    • Faça mais, doações
  • Encontre mais informações, inspirações, e recursos existentes para cada uma das mensagens chave clicando aqui
  • A ONU precisa de uma variedade de soluções criativas para alcançar audiências de diferentes faixas etárias, afiliações, etnias, e linguagens
  • Tenha em mente que o trabalho submetido será revisado pela ONU e considerado para co-branding e distribuição através da ONU e outras mídias
  • Por favor, submeta o arquivo aberto para esse briefing
  • Submetendo seu arquivo a este briefing você concorda em ceder à ONU, todos os divulgadores, e quaisquer outras pessoas que queiram divulgar essa mensagem positiva, a permissão para usar o seu trabalho. Todos que utilizarem a arte serão orientados à creditar o criador (mas não há garantias que farão).
  • Compartilhe seu trabalho nas redes sociais, marcando os perfis @WHO @UN @UnitedNations @Talenthouse, e use as hastags: #CovidOpenBrief #UNCovid19Brief #FlattenTheCurve #SafeHands #AloneTogether #ViralKindness #StopTheSpread #Coronavirus #Covid19

Faça

  • Traga seu toque especial a essas mensagens chave – uma percepção criativa, uma referência cultural, uma intepretação que ajude a ampplificá-las para um público ainda não alcançado
  • Use uma das mensagens chave acima por trabalho submetido
  • Somente inclua mensagens derivadas das diretrizes da ONU e esteja certo do espírito que a saúde pública necessita
  • Você pode submeter seu trabalho em quaisquer desses formatos:
    • Ilustrações e peças gráficas (formatadas para mídias sociais) – AI ou PSD
    • Vídeo (com duração entre 6 segundos e 3 minutos) ou GIF – MP4
    • Áudio (música, jingles, comédia) – Soundcloud
    • Conteúdo Textual (publicações ou artigos) – PDF
    • Atividades conceituais (idéias para atividades enquanto se está em casa, ex. concertos em casa, cantando enquanto lava as maõs, atos contagiosos de bondade) – PDF
  • Por favor submeta seus arquivos em formato aberto (camadas) e em alta resolução
  • Na seção “Descrição” da sua inscrição, inclua seu nome e qualquer marcação social a qual a ONU, ou qualquer outro apoiador possa usar para mostrar seu trabalho, assim como uma tradução, em inglês, de qualquer texto no seu trabalho.
  • Inclua “Fonte: Organização Mundial de Saúde” quando aplicável
  • Você pode submeter seu trabalho em qualquer desses idiomas: Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Árabe, Português, Alemão, Hindi, Bengali, Malaio, Tailandês, Japonês, Indonésio, Urdu, Suaíli, Pidgin nigeriano, Ioruba, Turco
  • Por favor, somente envie trabalhos criados originalmente por você

Não faça

  • Não use as logos da ONU ou da OMS em seu trabalho
  • Não desvie das mensagens chave acima mencionadas
  • Não inclua linguagem que é, ou possa ser, interpretada como inflamatória, discriminatória, ou estigmatizante
  • Não inclua imagens ou fotos de pessoas que são, ou apresentam ser, menores de 18 anos. Somente inclua imagens ou fotos de pessoas as quais você possui o consentimento de uso para o propósito desse brief. A obtenção do consentimento é de responsabilidade única do participante.

Os trabalhos podem ser submetidos até o dia 09 de Abril de 2020 às 14:00 hs (horário de Brasília), e os trabalhos selecionados serão divulgados no dia 22 de Abril de 2020, também às 14:00 hs (horário de Brasília)

Você pode conferir as guidelines na íntegra clicando aqui, e submeter seu trabalho pelo formulário de inscrição no site da Talent House

“Estamos em uma situação sem precedentes e as regras normais não mais se aplicam. Não podemos recorrer às ferramentas usuais em tempos tão fora do usual.

A criatividade das respostas deve se equiparar com a natureza única dessa crise – a magnitude das respostas devem equiparar sua escala.”

António Guterres, Secretário Geral da ONU

Nós, do DC, também acreditamos no poder transformador do Design e acreditamos que a união de todos fará com que essa crise seja superada.

Mande-nos também sua visão, seu trabalho, e sua contribuição nessa campanha contra o COVID-19. Divulgaremos em nossas redes sociais e também em nosso blog.

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail