Em tempos da crise gerada pelo coronavirus (COVID-19) a união de todos é importante seja agindo ou informando, e nessa área é onde o designer e o artista gráfico se destacam. Sabendo disso a ONU (Organização das Nações Unidas) convoca os criativos para gerar engajamento e informar as pessoas através de suas artes, em várias culturas, comunidades, linguagens e plataformas. Todo o material submetido será revisado e selecionado pela ONU e disponibilizado através de um microsite como forma de suporte à mídias, influenciadores, marcas, etc. através do mundo.
“Não é tarde demais! Ninguém pode fazer tudo sozinho, mas todos podem fazer algo. Juntos, podemos salvar vidas, proteger recursos e cuidar uns dos outros.”
O Design Culture, na intenção de auxiliar os seus leitores, traduziu os conceitos chaves disponibilizados pela Talent House
Pontos a serem considerados
- Use qualquer mídia para produzir aquilo que capture uma das mensagens chave abaixo sobre o corona vírus, de forma clara, impactante, e compartilhável.
- Use uma das mensagens chaves das Nações Unidades no seu trabalho:
- Higiene Pessoal
- Distanciamento Social
- Conheça os sintomas
- Cuidados com os doentes
- Acabando com Mitos
- Faça mais, doações
- Encontre mais informações, inspirações, e recursos existentes para cada uma das mensagens chave clicando aqui
- A ONU precisa de uma variedade de soluções criativas para alcançar audiências de diferentes faixas etárias, afiliações, etnias, e linguagens
- Tenha em mente que o trabalho submetido será revisado pela ONU e considerado para co-branding e distribuição através da ONU e outras mídias
- Por favor, submeta o arquivo aberto para esse briefing
- Submetendo seu arquivo a este briefing você concorda em ceder à ONU, todos os divulgadores, e quaisquer outras pessoas que queiram divulgar essa mensagem positiva, a permissão para usar o seu trabalho. Todos que utilizarem a arte serão orientados à creditar o criador (mas não há garantias que farão).
- Compartilhe seu trabalho nas redes sociais, marcando os perfis @WHO @UN @UnitedNations @Talenthouse, e use as hastags: #CovidOpenBrief #UNCovid19Brief #FlattenTheCurve #SafeHands #AloneTogether #ViralKindness #StopTheSpread #Coronavirus #Covid19
Faça
- Traga seu toque especial a essas mensagens chave – uma percepção criativa, uma referência cultural, uma intepretação que ajude a ampplificá-las para um público ainda não alcançado
- Use uma das mensagens chave acima por trabalho submetido
- Somente inclua mensagens derivadas das diretrizes da ONU e esteja certo do espírito que a saúde pública necessita
- Você pode submeter seu trabalho em quaisquer desses formatos:
- Ilustrações e peças gráficas (formatadas para mídias sociais) – AI ou PSD
- Vídeo (com duração entre 6 segundos e 3 minutos) ou GIF – MP4
- Áudio (música, jingles, comédia) – Soundcloud
- Conteúdo Textual (publicações ou artigos) – PDF
- Atividades conceituais (idéias para atividades enquanto se está em casa, ex. concertos em casa, cantando enquanto lava as maõs, atos contagiosos de bondade) – PDF
- Por favor submeta seus arquivos em formato aberto (camadas) e em alta resolução
- Na seção “Descrição” da sua inscrição, inclua seu nome e qualquer marcação social a qual a ONU, ou qualquer outro apoiador possa usar para mostrar seu trabalho, assim como uma tradução, em inglês, de qualquer texto no seu trabalho.
- Inclua “Fonte: Organização Mundial de Saúde” quando aplicável
- Você pode submeter seu trabalho em qualquer desses idiomas: Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Árabe, Português, Alemão, Hindi, Bengali, Malaio, Tailandês, Japonês, Indonésio, Urdu, Suaíli, Pidgin nigeriano, Ioruba, Turco
- Por favor, somente envie trabalhos criados originalmente por você
Não faça
- Não use as logos da ONU ou da OMS em seu trabalho
- Não desvie das mensagens chave acima mencionadas
- Não inclua linguagem que é, ou possa ser, interpretada como inflamatória, discriminatória, ou estigmatizante
- Não inclua imagens ou fotos de pessoas que são, ou apresentam ser, menores de 18 anos. Somente inclua imagens ou fotos de pessoas as quais você possui o consentimento de uso para o propósito desse brief. A obtenção do consentimento é de responsabilidade única do participante.
Os trabalhos podem ser submetidos até o dia 09 de Abril de 2020 às 14:00 hs (horário de Brasília), e os trabalhos selecionados serão divulgados no dia 22 de Abril de 2020, também às 14:00 hs (horário de Brasília)
Você pode conferir as guidelines na íntegra clicando aqui, e submeter seu trabalho pelo formulário de inscrição no site da Talent House
“Estamos em uma situação sem precedentes e as regras normais não mais se aplicam. Não podemos recorrer às ferramentas usuais em tempos tão fora do usual.
A criatividade das respostas deve se equiparar com a natureza única dessa crise – a magnitude das respostas devem equiparar sua escala.”
António Guterres, Secretário Geral da ONU
Nós, do DC, também acreditamos no poder transformador do Design e acreditamos que a união de todos fará com que essa crise seja superada.
Mande-nos também sua visão, seu trabalho, e sua contribuição nessa campanha contra o COVID-19. Divulgaremos em nossas redes sociais e também em nosso blog.